Alunos da Grande São Pedro vão passar por exames para diagnóstico de tracoma
Publicada em
Por Angela Angius, com edição de Matheus Thebaldi
Imagem divulgação
Alunos vão passar por exames para o diagnóstico de tracoma
Olhos vermelhos e irritados podem ser sinais e sintomas de uma doença chamada tracoma. Ela ocorre, principalmente, em crianças com idade até 10 anos e pode ser transmitida de forma direta, de olho para olho, ou através de objetos contaminados como canetas, lápis ou borrachas.
Atenta ao problema, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) inicia nesta terça-feira (28) um ciclo de visitas nas escolas da Grande São Pedro para orientações de prevenção aos educadores e exames para diagnóstico da doença nos alunos. As visitas continuarão nos dias 5 e 12 de maio, com o apoio dos profissionais de saúde da Unidade de Saúde Ilha das Caieiras.
O tracoma é uma doença dos olhos causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. O tratamento é fácil e, se não for realizado, pode prejudicar a visão e causar cegueira. Outros sinais e sintomas são secreção e intolerância a luz, mas, em muitos casos, a doença pode não apresentar sintomas.
A transmissão ocorre mais facilmente em ambientes coletivos, como escolas e creches, e também por meio de contato em roupas de cama, lenços, toalhas de rosto e banho contaminadas.
As medidas de prevenção são simples para impedir o contágio. Recomenda-se lavar as mãos e o rosto várias vezes ao dia, não coçar os olhos e também não usar toalhas ou lenços de outras pessoas.