Notícias

Agosto Azul: ações nas unidades e iluminação marcam alerta à saúde dos homens

Publicada em 31/07/2014, às 10h12 | Atualizada em 05/08/2014, às 13h25

Por Angela Angius, com edição de SEGOV/SUB-COM


Arquivo Secom PMV
Tabagismo
Unidades vão orientar os homens sobre os malefícios provocados pelo cigarro

Com o objetivo de promover ações de conscientização entre os homens para que os cuidados com a saúde se tornem rotineiros, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) inicia nesta sexta-feira (1º) a campanha Agosto Azul.

Estão programadas várias atividades nas unidades de saúde ao longo do mês, que vão desde orientações para a prática de atividades físicas e combate ao tabagismo até a realização de exames preventivos. Veja aqui.

A capital também ganhará a cor do mês. O relógio da Praça Oito, a torre da Escelsa, a Ponte da Passagem, o Palácio Anchieta, o Viaduto Caramuru e a Prefeitura de Vitória ganharão iluminação azul como um alerta à importância da promoção de ações que gerem melhor qualidade de vida à população masculina.

Na Unidade de Saúde (US) de Maria Ortiz, a programação começa já nesta sexta (1º), a partir das 7 horas, para pessoas com idade acima de 40 anos de empresas localizadas no território. O intuito é a sensibilização à adesão ao Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT), à importância da realização de exames de pressão arterial e de prevenção ao câncer de próstata, além de testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis.

Café

Diego Alves
Praça costa pereira, combate a sexualidade infantil
Exames de pressão arterial serão oferecidos nas unidades de saúde da capital

A US de Consolação irá preparar um "Café com Prosa", nesta segunda (4), com música ao vivo, abordagem básica ao fumante e ao alcoolista e "Um dia de SPA". A unidade irá ofertar exames laboratoriais, consultas com dentistas, aferição de pressão arterial e glicose e marcação de consulta médica para retorno e apresentação dos exames. Além disso, haverá torneio de futebol de botão e um teatro do Grupo de Homens.

Ação

Já as unidades de Santo Antônio e Vitória/Centro farão, no final do mês, uma grande ação para os trabalhadores portuários com orientação ao tabagismo, álcool e drogas, aferição de pressão e glicemia e testes rápidos de HIV e sífilis. Os portuários serão acolhidos com café da manhã, sorteio de brindes e brincadeiras alusivas ao tema prevenção.

Outras unidades que também irão aderir à campanha são as de Resistência e Jardim da Penha, que também farão atividades em relação aos riscos e consequências do tabagismo com aferição do monóxido de carbono.


Voltar ao topo da página