Notícias

Ações de paisagismo, jardinagem e poda de árvores em 38 bairros esta semana

Publicada em 19/11/2018, às 18h18

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Poda de grama
Equipe fez poda de grama no canteiro central da avenida Reta da Penha
Divulgação Semmam
Poda de grama
Trabalhou contemplou toda a extensão da avenida Reta da Penha

Os cuidados com as áreas verdes de Vitória são diários. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) vai contemplar 38 bairros com serviços de poda de árvores, paisagismo e plantio de grama no decorrer desta semana.

No último sábado (17), equipes fizeram poda de grama dos canteiros centrais em toda a extensão da avenida Reta da Penha (conforme fotos acima).

Equipes especializadas de jardinagem, paisagismo, poda e reposição de grama estão atuando nestes locais: Centro, Parque Moscoso, Santa Clara, Vila Rubim, Mata da Praia, Nova Palestina, Conquista, São Cristóvão, Joana D'Arc, Santa Martha, Goiabeiras, Solon Borges, Maria Ortiz, Ilha de Santa Maria, Jucutuquara, Maruípe, Santa Lúcia, Barro Vermelho, Santa Luiza, Praia do Suá, Bento Ferreira, Mata da Praia e Aeroporto.

Os serviços de poda de árvores são feitos nos bairros Bento Ferreira, Enseada do Suá, Santa Lúcia, Consolação, Tabuazeiro, Centro, Santa Luiza, Jardim da Penha, Goiabeiras, Bairro República, Jardim Camburi, Santa Cecília, Fradinhos, Santo André e Ilha de Santa Maria.

As equipes também farão arborização e paisagismo no Parque da Fonte Grande e no canteiro lateral da avenida Adalberto Simão Nader, na altura do novo aeroporto.

Divulgação Semmam
Poda de grama
Poda de grama no canteiro lateral da avenida Américo Buaiz, na Enseada do Suá
Divulgação Semmam
Poda de grama
Equipe de paisagismo na avenida Fernando Duarte Rabelo, em Maria Ortiz

Programação detalhada

Toda a programação segue um roteiro previamente discutido e planejado na semana anterior pelos técnicos da Semmam, contemplando ações agendadas ao longo do ano e também as demandas que chegam através do Fala Vitória 156.

"Equipes extras atendem aos pedidos que encaminhamos a qualquer hora do dia e até nos finais de semana. As ações urgentes são resolvidas imediatamente e o que pode entrar em uma programação é inserido dentro do planejamento de trabalho da semana seguinte. A prioridade sempre são ações relacionadas a queda de árvores ou galhos", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Casos de emergência

Em situações de emergência, como acidentes automobilísticos, chuvas e ventos fortes ou outro tipo de ocorrência que envolva alguma espécie de árvore, as ocorrências são atendidas quase que imediatamente após a comunicação chegar à Semmam.

Pedidos

O cidadão que achar que uma árvore precisa ser podada pode fazer o registro pelo Fala Vitória 156. Depois de registrada a ocorrência, um técnico vai ao local e faz uma avaliação para agendar o serviço. Moradores não são autorizados a fazer poda de árvores localizadas em calçadas e outros locais públicos.

A programação e o roteiro de trabalho dos serviços de poda de árvores obedecem à época das espécies, já que algumas árvores crescem mais que as outras e necessitam menos do serviço de poda.

Divulgação Semmam
Poda de grama
Poda de grama no canteiro central da Adalberto Simão Nader
Divulgação Semmam
Poda de grama
Poda de árvore na avenida Desembargador Dermeval Lyrio, na Mata da Praia

Voltar ao topo da página