Notícias

Ação em Camburi vai debater sobre depressão e fazer promoção da saúde

Publicada em 05/04/2017, às 12h00 | Atualizada em 05/04/2017, às 17h41

Por Paula M. Bourguignon, com edição de SEGOV/SUB-COM


Arquivo PMV
SOE - Serviço de Orientação ao Exercício
Ioga é uma das atividades que ajudam a minimizar os efeitos da depressão

Para comemorar o Dia Mundial da Saúde (7 de abril), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza neste domingo (9) uma série de atividades voltadas para a população, no módulo do SOE da praia de Camburi (na altura do quiosque 3), das 8 às 12 horas.

Com o tema "Depressão: Vamos conversar?", a ação irá discutir outras formas de combater o problema, através da redução da medicalização e o incentivo ao autocuidado, exercícios físicos e práticas integrativas.

De acordo com a doutora Henriqueta Tereza do Sacramento, a depressão pode ser identificada e os cuidados podem ser prestados nas unidades de saúde. Para isso, a sensibilização dos profissionais de saúde para a temática e as campanhas de conscientização são fundamentais, não só para os profissionais, mas também para a população geral, incentivando a busca por ajuda que vai além da medicalização.

"Realizaremos nas tendas montadas na praia algumas rodas de conversas, apresentando alternativas de tratamento como as práticas de meditação, ioga, arteterapia, oficina de plantas aromáticas, Reiki, Tai Chi Chuan, dentre outras", disse Henriqueta.

Unidades de saúde

Segundo a psicóloga Taís Andrade Pimentel Sousa, membro da área técnica de saúde mental, as unidades de saúde são a porta de entrada para os usuários em sofrimento psíquico. A partir do acolhimento, vários serviços e diversas modalidades de cuidado podem ser acionados pelos profissionais, a fim de viabilizar a assistência necessária a cada caso.

O evento irá contar com um espaço para realizar orientações de promoção da saúde, exercícios físicos, além de terapias alternativas para potencializar o cuidado da saúde mental. Os profissionais ficarão à disposição de todos os presentes para que eles conheçam na prática as atividades integrativas e complementares disponibilizadas pela rede municipal de saúde.

Terapias

Veja abaixo algumas terapias propícias para o tratamento da depressão:

  • O Tai Chi Chuan integra o corpo e a mente, a respiração e o movimento, as mãos e os pés. O corpo inteiro se torna integrado e move-se como um todo.
  • A aromaterapia é um tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo. É uma prática terapêutica que se utiliza das propriedades dos óleos essenciais e puros para restabelecer o equilíbrio e a harmonia pessoal.
  • A arteterapia cuida das áreas das artes e da psicologia. Ela abrange as mais diversas linguagens: plástica, sonora, literária, dramática e corporal, a partir de técnicas expressivas como desenho, pintura, modelagem, música, poesia, dramatização e dança.
  • O reiki é uma técnica japonesa para redução do estresse e relaxamento que promove a cura. É transmitido através da "imposição de mãos" e baseia-se na ideia de que uma "energia vital".
  • O ioga tem como benefício interligar corpo, mente e alma. Em caráter emocional, o ioga envolve o emocional, por envolver a concentração e autocontrole.
Programação

Ação da Saúde
Onde: módulo do SOE da praia de Camburi
Quando: domingo (9), das 8 às 12 horas

Programação

Barraca 01
Arteterapia e Reflexologia – 08h às 12h

Barraca 2
CVV, Reiki e Oficina de Plantas Aromáticas – 08h ás 12h

Deque do módulo SOE
8h – Tai Chi Chuan
9h – Ioga
10h – Biodanza
11h – Zumba


Voltar ao topo da página