Parquímetros: estacionamento rotativo em bairros da capital

Yuri Barichivich
Novo parquímetro
Elizabeth Nader
Parquímetro da Praia do Canto

O estacionamento rotativo com cobrança por meio de parquímetros funciona em Vitória desde novembro de 2014 e, desde maio de 2016, o pagamento pode ser efetuado também por meio de aplicativo de celular.

Os bairros contemplados com o serviço são:

  • Bento Ferreira;
  • Centro, Cidade Alta;
  • Enseada do Suá;
  • Jardim da Penha;
  • Parque Moscoso;
  • Praia do Canto;
  • Praia do Suá;
  • Santa Lúcia e Vila Rubim.

Na Enseada do Suá, na Praia do Canto e em Santa Lúcia, o período de cobrança é das 9 às 19 horas, de segunda a sexta, e das 9 às 15 horas, nos sábados. Os parquímetros aceitam pagamento antecipado a partir das 8 horas e os aplicativos, a partir das 7 horas.

Nos demais bairros, a cobrança é das 8 às 18 horas, de segunda a sexta, e das 8 às 14 horas, nos sábados. Não há cobrança aos domingos e em feriados.

Os valores cobrados variam de acordo com o tempo de permanência:

  • R$ 1,50 - meia hora;
  • R$ 2,25 - uma hora;
  • R$ 3,00 - duas horas;
  • R$ 4,50 - três horas;
  • Pós-utilização - R$13,50;

Após o tempo mínimo de 30 minutos, a cobrança é fracionada a cada 15 minutos, até atingir o tempo máximo de três horas. Ao alcançar o tempo de permanência de três horas, caso necessário, o motorista deve procurar outra vaga para estacionar e solicitar novo tempo de permanência, repetindo o procedimento de pagamento.

O objetivo do sistema rotativo é garantir o rodízio de vagas ocupadas nas ruas, o que beneficia principalmente o acesso ao comércio local, uma vez que os próprios moradores dos bairros já haviam constatado muitos casos de vagas que eram ocupadas o dia todo pelo mesmo carro.

A concessionária do serviço repassa ao município de Vitória 32,78% do valor arrecadado com o estacionamento. A receita é aplicada em sinalização, engenharia de tráfego, educação de trânsito, fiscalização e segurança.

Os parquímetros utilizados em Vitória contam com painéis para captação de luz solar, dispensando o uso de energia elétrica no funcionamento das máquinas.

Conheça os bairros e vias onde está implantado o estacionamento rotativo.

Pagamento e isenção

O pagamento pode ser feito com moedas ou cartões magnéticos recarregáveis, comercializados pelos monitores da empresa concessionária. Também é possível efetuar o pagamento por meio de aplicativo para celular.

Os usuários idosos e pessoas com deficiência não possuem isenção na cobrança da tarifa.

Têm isenção do pagamento pelo uso das vagas os moradores das vias contempladas com o rotativo que não possuem vaga de garagem. Cada endereço tem direito a apenas uma isenção.

Condições para isenção

  • O imóvel deve estar localizado em via com o estacionamento rotativo;
  • Residir o proprietário ou locatário no imóvel;
  • Não dispor o imóvel de vaga de garagem;
  • Veículo registrado no nome do proprietário do imóvel ou do locatário ou de familiar que resida no mesmo imóvel, sendo necessário no caso de familiar, a apresentação do comprovante de residência em  seu nome.

Documentos para solicitar a isenção

  • Comprovante de IPTU do imóvel em dia com o pagamento ou devidamente quitado;
  • Comprovante de residência (água, luz, telefone, etc.) do mês corrente ou imediatamente anterior;
  • Cópia do Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV) do ano vigente ou imediatamente anterior;
  • Certidão de Registro de imóvel dentro do prazo de validade 30 (trinta) dias;
  • Contrato de aluguel vigente devidamente registrado em cartório entre as partes;
  • Documento de Identidade e CPF.

Mais informações sobre isenção de pagamento:

Coordenação de Estacionamento Rotativo da Secretaria Municipal de Transportes, no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), (27)3382-6723

Como proceder para usar o serviço

Após estacionar o veículo, o condutor deve procurar um dos parquímetros existentes na rua escolhida e decidir a forma de pagamento: cartão recarregável, moedas, ou pagamento via aplicativo para smartphones. Neste caso não será necessário procurar um parquímetro.

O tempo máximo de permanência é de 3 horas. Após esse período na mesma vaga, o motorista deve procurar outro local para estacionar e solicitar novo tempo de permanência.

O tempo no estacionamento rotativo não está vinculado a uma única vaga: o motorista pode mudar o local de estacionamento sem ter que pagar novamente, desde que ainda reste tempo adquirido para a vaga anteriormente ocupada.

Pagamento no parquímetro: formas aceitas

Cartão magnético que deve ser adquirido e recarregado com os monitores:
  1. Inserir o cartão no local indicado e digitar a placa do carro no painel com letras e números;
  2. Pressionar o botão "Confirma" duas vezes;
  3. Pressionar o botão "Tempo" até mostrar o tempo, em minutos ou horas, que deseja estacionar o veículo;
  4. Confirmar o tempo desejado e aguardar a emissão do tíquete que deve ser colocado em local visível no interior do veículo, sobre o painel, por exemplo;
  5. Será emitido também recibo da utilização do estacionamento rotativo.
Moedas:
  1. Pressionar o botão "Tempo";
  2. Digitar a placa do carro no painel com letras e números;
  3. Pressionar o botão "Confirma" duas vezes;
  4. Inserir moedas até mostrar o tempo, em minutos ou horas, que deseja estacionar o veículo;
  5. Confirmar o tempo desejado e aguardar a emissão do tíquete que deve ser colocado em local visível no interior do veículo, sobre o painel, por exemplo;
  6. Será emitido também recibo da utilização do estacionamento rotativo.
Pagamento através do aplicativo

Os motoristas podem usar um novo aplicativo para uso do estacionamento rotativo em Vitória: o ParkGold. Além de ser mais prático e intuitivo, ele traz novas modalidades de pagamento.

Apesar da nova ferramenta, o uso do PicPay para efetuar o pagamento do rotativo continua em vigor.

Para adquirir crédito ou ticket, o usuário possui, agora, quatro maneiras:

- App ParkGold ou Picpay;
- Site www.parkgold.com.br;
- Parquímetros;
- Monitores de rua.

Nesta forma de pagamento não é necessário imprimir o comprovante para deixar em local visível no carro. O usuário receberá pelo smartphone um recibo virtual de pagamento.

Os veículos que não exibem o tíquete de estacionamento em seu interior têm suas placas consultadas pelos agentes de trânsito e/ou pelos funcionários da empresa concedente (monitores), a fim de verificar se o pagamento foi efetuado através do aplicativo.

O pagamento também poderá ser efetuado junto aos monitores da concessionária.

Fiscalização

O veículo que estiver estacionado sem o pagamento de tempo de estacionamento, ou, com o comprovante vencido estará sujeito à Notificação de Irregularidade pela Concessionária e ainda sujeito à multa de trânsito estabelecida no Código de Trânsito Brasileiro, Lei 9.503, Art. 181.

Dúvidas e problemas com o estacionamento rotativo podem ser informados à concessionária TecGold Sistemas Ltda, através do telefone 0800-0059-058 ou através do 156 da Prefeitura Municipal de Vitória

Para mais informações entrar em contato com a Coordenação de Estacionamento Rotativo da Secretaria Municipal de Transportes, no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), pelo telefone (27)3382-6723

Última atualização em 08/03/2024, às 12h27.

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