Prefeitura Municipal de Vitória

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Casa do Cidadão

Localizado em Itararé, o Centro Integrado de Cidadania de Vitória (CIC), popularmente conhecido como Casa do Cidadão, tem como objetivo facilitar a vida do cidadão, ao reunir diversos serviços em um único lugar. Entre os serviços oferecidos estão emissão de documentos como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, CPF e segunda via das certidões de Nascimento e Casamento. Há também serviços relacionados ao Poder Juciário no local, como os Juizados Especiais. 

Telefone: (27) 3382-5515

Morador pode reaver documentos perdidos

Divulgação Semcid

Documentos perdidos na Casa do Cidadão

O Centro Integrado de Cidadania (CIC), também conhecido como Casa do Cidadão, disponibiliza aos moradores da capital um arquivo com documentos perdidos que podem ser recuperados pelos donos.

Todos os meses, uma lista com os nomes das pessoas que perderam documentos, tais como carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF, entre outros, fica disponível para consulta na página da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) no portal da Prefeitura de Vitória.

A lista é atualizada mensalmente, à medida que novos documentos são achados. Se o nome do cidadão estiver na relação, ele pode ir à Casa do Cidadão, procurar a Coordenação e reaver o documento.

As pessoas que encontrarem documentos perdidos podem levá-los ao CIC. Essa é uma forma de exercer a cidadania ao garantir a oportunidade para os donos recuperá-los.

Lista de documentos encontrados (atualizada mensalmente)

Onde fica a Casa do Cidadão

Avenida Maruípe, 2.544, Itararé - Ver no mapa
Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Telefone: (27) 3382-5515

Última atualização em 04/12/2019

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Emissão da Carteira de Identidade

Marcos Salles

mãos segurando aparelho de impressão digital

A emissão da 1ª via da carteira de identidade passou a ser um serviço gratuito em todo o território nacional, conforme a Lei Federal 12.687/2012. No entanto, a cobrança (pagamento da taxa DUA) para a emissão da 2ª via do documento ainda é válida, de acordo com a legislação de cada Estado.

Agendamento

O serviço é uma parceria com a Polícia Civil e os agendamentos são vinculados ao CPF.

A tolerância de atraso é de 15 minutos. Quem não comparecer dentro do prazo terá o agendamento cancelado automaticamente e só poderá remarcar após um prazo de 15 dias.

A Polícia Civil disponibiliza senhas diárias para atendimento.

Caso o cidadão tenha alguma dúvida, ou dificuldade, a orientação é entrar em contato no telefone
3137-9130 ou comparecer à Casa do Cidadão, que funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas.

O serviço de agendamento fica online a partir das 12 horas e encerra assim que o limite de senhas é atingido.

Para fazer o agendamento basta acessar o endereço eletrônico http://agendamento.vitoria.es.gov.br, preencher os dados solicitados e imprimir ou anotar o horário agendado gerado pelo sistema.

Papa Fila

A nova modalidade de agendamento também está disponível no aplicativo da Prefeitura de Vitória: Vitória Online. Para fazer o agendamento eletrônico pelo smarphone, é preciso baixar o aplicativo da Prefeitura de Vitória, disponível na App Store e no Google Play, e acessar o serviço Papa Fila.

Aqueles que não tiverem acesso à internet para efetuar o agendamento eletrônico pelo computador ou smartphone podem se dirigir a qualquer Telecentro da cidade ou acessar uma rede sem fio do Vitória Online.

São necessários os seguintes documentos para solicitar a 1ª via:
  • Certidão de Nascimento ou de Casamento (original ou cópia autenticada), de acordo com o estado civil. Em caso de divórcio, apresentar Certidão de Casamento com averbação de divórcio (original ou cópia autenticada);
  • Uma foto 3x4 recente, com fundo branco.
  • Comprovante de residência
Para pedir a 2ª via, é preciso apresentar:
  • Certidão de Nascimento ou de Casamento (original ou cópia autenticada), de acordo com o estado civil. Em caso de divórcio, apresentar Certidão de Casamento com averbação de divórcio (original ou cópia autenticada);
  • Uma foto 3x4 recente, com fundo branco;
  • Pagamento da taxa DUA, no valor de R$ 58,17.
Observações sobre os documentos necessários:
  • Os documentos apresentados devem estar em bom estado de conservação, legíveis e dentro do prazo de validade. Não serão aceitos documentos rasgados, com rasuras, etc.
  • Não serão aceitas cópias autenticadas reduzidas da Certidão Nascimento/Casamento.

A isenção do pagamento de taxa é garantida pela Lei 5.181/96 a quem está desempregado ou tem vencimentos de até três salários mínimos. Para requerê-la, deve-se apresentar a Carteira de Trabalho ou o contracheque.

De acordo com a Lei Estadual 9.795/2012, quem foi furtado ou roubado também terá a isenção da taxa desde que apresente o Boletim de Ocorrência que pode ser feito em qualquer Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) ou Delegacia Online

Onde fica

Avenida Maruípe, 2.544, Itararé - Ver no mapa
Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Telefone: (27) 3382-5515

Última atualização em 24/10/2019

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Emissão da Carteira de Trabalho e Sine de Vitória

Elizabeth Nader

Carteira de Trabalho

A Agência Municipal do Trabalhador (AMT), em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho, oferece o serviço de emissão de carteira para todas as pessoas com idade acima de 14 anos. A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um dos mais importantes documentos. As informações que ela contém sobre a vida funcional do trabalhador podem garantir-lhe o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como o seguro-desemprego, benefícios previdenciários e FGTS.

Agendamento

Para fazer o agendamento basta acessar o endereço eletrônico http://agendamento.vitoria.es.gov.br, preencher os dados solicitados e imprimir ou anotar o horário agendado gerado pelo sistema.

Os agendamentos são vinculados ao CPF. A tolerância de atraso é de 15 minutos. Quem não comparecer dentro do prazo terá o agendamento cancelado automaticamente e só poderá remarcar após um prazo de 15 dias.

Documentos obrigatórios para emissão da Carteira de Trabalho

1ª via
  • Documentos originais ou cópia autenticada: Carteira de Identidade e Certidão de Nascimento ou de Casamento (de acordo com o estado civil atual);
  • Comprovante de residência;
  • CPF.
2ª via
  • Todos os documentos exigidos para a 1ª via;
  • Carteira de Trabalho anterior.

Em caso de perda ou roubo da carteira, trazer Boletim de Ocorrência que pode ser feito em qualquer Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) ou Delegacia Online e extrato do PIS emitido pela Caixa Econômica Federal.

Observações:

Os documentos apresentados devem estar em bom estado de conservação, legíveis e dentro do prazo de validade. Não serão aceitos documentos rasgados, com rasuras, etc.

Os documentos de identificação deverão constar obrigatoriamente: nome, filiação, data de nascimento, município e estado de nascimento, local e data de emissão.

Não será aceita CNH como documento de identificação por não não possuir informação sobre a naturalidade da pessoa.

Sine de Vitória

Trabalhadores e empregadores são os públicos-alvo da Agência Municipal do Trabalhador (AMT), que realiza a intermediação de mão de obra, isto é, o cruzamento da necessidade de preenchimento de uma vaga de emprego com a de um trabalhador que procura por uma colocação no mercado de trabalho. O Sine de Vitória funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Última atualização em 22/05/2019

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Emissão do CPF

O cidadão pode solicitar a 1ª via, regularização e alteração de dados cadastrais do CPF. Para isso, são necessários os seguintes documentos:

  • Título Eleitoral (para maiores de idade);
  • Documento de Identidade (para maiores de idade);
  • Certidão de Nascimento (para menores de idade);
  • Comprovante de residência;
  • Pagamento de uma taxa de R$ 7,00.

Onde fica

Avenida Maruípe, 2.544, Itararé - Ver no mapa
Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Telefone: (27) 3382-5515.

Última atualização em 26/03/2019

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Casa do Cidadão tem atendimento para mulheres vítimas de violência

Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem)

Atendimento pelo poder executivo de mulheres em situação de violência doméstica.

Endereço: Avenida Maruípe, 2.544, 3º piso, bloco A, Itararé - Ver no mapa
Telefone: (27) 3382-5516

1ª Vara Especializada em Violência Doméstica

A Vara é responsável por apreciar os inquéritos policiais, conceder medidas protetivas e decidir sobre prisões em flagrante baseadas na Lei Maria da Penha. A Vara atende os requerimentos encaminhados pelo Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem), Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (Deam) ou pelo Ministério Público, por meio da Promotoria da Mulher.

Endereço: Avenida Maruípe, 2.544, 3º piso, bloco A, Itararé - Ver no mapa
Telefone: (27) 3235-8475

Última atualização em 26/03/2019

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Casamento Legal - Regularização de situação conjugal

Marcos Salles

Emissão de documentos

Como contribuição social para os munícipes de Vitória de baixa renda que aspiram regularizar a sua situação conjugal, o serviço Casamento Legal oferece orientação e encaminhamento sobre casamento de baixa renda.

Para outras informações sobre o serviço, comparecer no Serviço Social do Centro Integrado de Cidadania (CIC), também conhecido como Casa do Cidadão.

Onde fica

Avenida Maruípe, 2.544, Itararé - Ver no mapa
Telefone: (27) 3382-5484
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas

Última atualização em 22/03/2019

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Atestado de antecedentes é emitido pela Polícia Civil

O atestado de antecedentes é emitido tanto para os que possuem identidade emitida no Estado, quanto para os de outro Estado.

O documento está disponível on-line, no site da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Na Casa do Cidadão, ou Centro Integrado de Cidadania, este documento pode ser retirado no Telecentro que fica no mesmo endereço. Para isso, basta apresentar a Carteira de Identidade.

Caso o requerente não consiga a emissão do documento on-line pelo motivo de dados inconsistentes, ele deverá comparecer à Casa do Cidadão portando um documento de identificação com foto e sua cópia simples para emissão pela Polícia Civil.

Onde fica

Avenida Maruípe, 2.544, Itararé - Ver no mapa
Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Telefone: (27) 3382-5515.

Última atualização em 26/03/2019

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Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência - CRAMSV

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV) é um serviço da Prefeitura Municipal de Vitória, realizado por intermédio da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), cujo objetivo é prevenir e reduzir a violência doméstica, familiar e de gênero por meio de equipe psicossocial.

Desde 2016, o serviço é prestado de forma articulada com a rede socioassistencial e meios jurídicos, com issotrabalha as dimensões das relações violentas tanto com as vítimas quanto com a outra parte envolvida. O trabalho visa fortalecer os mecanismos psicológicos e sociais para que a mulher possa enfrentar e superar a situação de violência, como também, receber informações para a garantia de seus direitos.

Não há necessidade de agendamento prévio para o primeiro atendimento, contudo também é oferecido o agendamento on-line.

Onde fica

Casa do Cidadão
Avenida Maruípe, 2.544, Itararé  - Ver no mapa
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Telefone: (27) 3382-5391

Última atualização em 29/08/2019

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Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
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