População de Rua

Aqui você encontra informações sobre os projetos que atendem a população de rua em Vitória. Ações conjuntas em diversas áreas formam o programa Onde Anda Você, que em um ano de atuação já reduziu a população de rua da capital em 66%.

Prefeitura promove reinserção social de quem mora nas ruas

Lançado em 2013, o Programa "Onde Anda Você?" engloba projetos, nas áreas de Assistência Social, Saúde, Habitação, Educação, Trabalho e Geração de Renda, Esportes, Lazer e Cultura e integram um amplo trabalho de reinserção social de pessoas em situação de rua.

O trabalho é dividido em quatro etapas: prevenção, acolhimento, encaminhamento, integração e inserção social. A alternativa habitacional é oferecida por meio do Projeto Moradias Alternativas, desenvolvido pela Secretaria de Obras e Habitação (Semohab).

Acolhimento

Um dos projetos do programa é o Serviço Especializado em Abordagem Social, que possui equipes compostas por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais que buscam identificar as demandas dos moradores de rua e colocá-los em contato com serviços que possibilitem sua reinserção familiar e comunitária.

No Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-POP), pessoas em situação de rua recebem atendimento psicossocial e participam de oficinas. A capital conta ainda com outras cinco unidades de acolhimento, que prestam atendimento psicossocial e providenciam alimentação e itens de higiene adequados.

A partir das demandas identificadas, as equipes ofertam os serviços. Se houver problemas de saúde ou dependência química, por exemplo, a pessoa é encaminhada aos serviços públicos de saúde como os Pronto-Atendimentos e Unidades de Saúde.

O Consultório na Rua, que realiza atendimento médico a pessoas em situação de rua, também foi ampliado, de uma para quatro equipes compostas porEnfermeiro, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Psicólogo e Assistente Social. Os profissionais foram treinados para o programa, que começa pela delicada abordagem e criação de um vínculo de confiança, passando pela persistência na oferta do serviço, até o início de um tratamento efetivo.

Prevenção

O município oferece uma série de serviços, desenvolvidos em paralelo ao programa "Onde anda você?", que por meio de medidas preventivas buscam impedir que crianças e adolescentes passem a viver nas ruas. Uma delas é o projeto Caminhando Juntos (Cajun), que desenvolve o potencial de meninos e meninas de seis a 15 anos, promovendo a autoestima e fortalecendo o vínculo com suas famílias, a escola e a comunidade, a partir de atividades como capoeira, música, dança, coral, informática, percussão e circo.

O Centro de Referência da Juventude (CRJ) tem os jovens como público-alvo e oferece lazer, cultura, esporte, arte, música, atendimento psicossocial, discussão e formulação de políticas públicas. Igualmente voltado para cidadãos de até 29 anos, o Núcleo Afro Odomodê realiza rodas de conversa, exibição de filmes e oficinas gratuitas de percussão, penteado afro, forró, grafite, canto, moda e break, voltados para o resgate e a valorização da cultura afro.

Já o ProJovem Adolescente, desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), destina-se a beneficiários do Programa Bolsa Família que tenham entre 15 e 17 anos. O objetivo é complementar a proteção social às famílias, criando meios de garantir a convivência familiar e comunitária e condições de inserções e permanência na escola. Entre as atividades oferecidas estão oficinas de malabares, grafite, informática, break, hip hop, cinema, funk, skate, esporte e jornal.

Enquanto isso, o fortalecimento de vínculos comunitários e familiares é o principal objetivo do trabalho desenvolvido nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Para isso, os Cras realizam oficinas em que os pais ou responsáveis por crianças e adolescentes de cada região podem trocar experiências e ouvir a opinião de profissionais sobre o desenvolvimento e as relações de seus filhos.

No projeto Escolarização para Pessoa em Situação de Rua, a modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA) dá oportunidade para quem tem mais de 15 anos e deseja retomar os estudos. Outra iniciativa é o projeto Moradias Alternativas, que possibilita o acesso à moradia digna e segura para pessoas e/ou famílias em situação de rua, mediante a concessão de subsídio de até R$ 724,00 que viabilize a locação de imóvel e/ou de até R$ 39.000,00 para carta de crédito para aquisição da casa própria.

Saiba mais

O nome "Onde Anda Você?" foi sugerido pelos integrantes do projeto Papo Reto, implantado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de quebrar barreiras entre alunos das 8º e 9º anos do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio da Grande São Pedro, as Polícia Militar e Civil e a Guarda Municipal. Com a consolidação dessas ações e a revitalização dos espaços urbanos da capital, a atual administração de Vitória promove a reorganização de áreas públicas e a reinserção de moradores de rua no dia a dia da cidade.

Última atualização em 28/05/2019, às 14h13

Serviço de abordagem para população de rua

Carlos Antolini
população de rua

A Prefeitura Municipal de Vitória, através do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), realiza diariamente o monitoramento da cidade. São realizadas abordagens sociais, orientações e encaminhamentos às pessoas em situação de rua para rede de serviços, conforme demanda apresentada e aceitação dos mesmos às intervenções propostas.

Os principais encaminhamentos são para alimentação, higienização, atendimento psicossocial, documentação, espaços de capacitação e avaliação pra concessão de benefício passagem (quando migrante). O trabalho é realizado diariamente de domingo a domingo, nos três turnos (manhã, tarde e noite). A equipe é composta por assistente social, psicólogo e educadores.

A população em situação de rua é um grupo heterogêneo, mas que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares rompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular. Procuram os logradouros públicos (ruas, praças, jardins, canteiros, marquises e embaixo de viadutos como espaço de moradia e sustento, por contingência temporária ou de forma permanente, podendo utilizar albergues para pernoitar e abrigos.

Violações atendidas

  • trabalho infantil;
  • exploração sexual;
  • situação de rua,
  • outros.

Público atendido

  • criança;
  • adolescente;
  • jovens;
  • adultos;
  • idosos;
  • famílias em situação de risco pessoal e social que utilizam os espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência.

Como Acionar o SEAS

Por meio do telefone 156 (custo de uma ligação local)

Funcionamento

  • de segunda a sexta-feira – das 08 às 00 horas;
  • sábados, domingos e feriados – das 08 às 23 horas.

Última atualização em 16/07/2019, às 17h19

Serviço de abordagem para criança e adolescente em situação de rua

Carlos Antolini
Abordagem de rua

O Serviço de Abordagem Social atende a crianças e adolescentes em situação de rua em Vitória. Meninos e meninas que são encontrados nas ruas pedindo esmolas ou trabalhando, recebem acompanhamento psicossocial juntamente com suas famílias.

As crianças e adolescentes abordadas são encaminhadas para os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). No local, eles são acolhidos, recebem atendimento psicossocial e participam de oficinas socioeducativas. As famílias dessas crianças também são acompanhadas pelos CREAS.

Todo atendimento realizado é voltado para que a criança ou o adolescente retorne para a casa e não permaneça nas ruas.

Saiba mais sobre os Creas

Como acionar

A população pode acionar as equipes de Abordagem Social, que funciona de segunda a domingo, inclusive feriados, das 8 horas até meia-noite. Para isso, basta utilizar ligar para o número 156 (custo de uma ligação local), ou utilizar o serviço 156 Online.

Última atualização em 16/07/2019, às 17h31

Hospedagem noturna para adultos em situação de rua

A Hospedagem Noturna é um serviço voltado à população adulta em situação de rua no município de Vitória. Garante a proteção social por meio de fornecimento de pernoite, acolhida, alimentação, higienização e acompanhamento psicossocial, que encontram-se em situação de alto grau de vulnerabilidade social.

Os encaminhamentos para o serviço são realizados por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Centro Pop), Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e Escola da Vida.

Onde fica

Rua José Marcelino, 175, Cidade Alta (atrás da Catedral) - Ver no mapa
Telefone: (27) 3022-0254
Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 17 às 7 horas

Última atualização em 15/07/2019, às 19h24

Escola de jovens e adultos recebe alunos em situação de rua

Pessoas em situação de rua que estão fora da escola têm a oportunidade de iniciar ou retomar os estudos. As aulas são realizadas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop). A iniciativa é da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Educação de Jovens e Adultos (EJA), mantida pela Secretaria de Educação de Vitória. A escola tem o objetivo de levar a educação onde os usuários podem estudar.

Saiba mais sobre a Educação de Jovens e Adultos

Onde fica

  • Território Continental
    Rua José de Carvalho, nº 374. Ilha de Santa Maria - Ver no mapa
    Telefones: (27) 3381-3414, 3132-1719 e 3223-2331
  • Território Centro
    Avenida Aristides Freire, nº 36. Centro - Ver no mapa
    Telefones: (27) 3132-8065 e 3132-8073
  • Território Maruípe
    Rua Dom Pedro I, nº 43. Maruipe - Ver no mapa
    Telefones: (27) 3233-3420 e 3235-2880

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.

Última atualização em 28/05/2019, às 14h19

Centro de referência acolhe adultos em situação de rua

De acordo com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), a proteção social especial deve atender por meio de serviços de abrigamento pessoas que, por vários motivos, não contam mais com proteção de suas famílias. Em Vitória, são seis espaços de acolhida.

Um deles é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop), que funciona como porta de entrada para adultos em situação de rua da rede da proteção social especial, tendo como finalidade principal a acolhida imediata deste público.

No espaço, pessoas em situação de rua são acolhidas, recebem kit de higiene pessoal, podem tomar banho e se alimentar. Os usuários também têm atendimento psicossocial e participam de oficinas de socioeducativas. As atividades são voltadas para a reinserção familiar dessas pessoas.

Com capacidade para atender 100 pessoas por dia, o Centro-Pop também recebe doações de roupas, cobertores, móveis, entre outras.

Os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) atendem pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e sobrevivência. O serviço prestado a essas pessoas tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, tendo em vista o fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares, que proporcionem a construção de novos projetos de vida.

Nos Creas, essas pessoas recebem orientação individual e grupal, são encaminhadas a outros serviços socioassistenciais e as demais políticas públicas que possam contribuir com a construção da autonomia, a inserção social e a proteção às situações de violência.

Entre os objetivos, estão possibilitar condições de acolhida na rede socioassistencial; contribuir para a construção de novos projetos de vida, respeitando as escolhas dos usuários e as especificidades do atendimento; colaborar para restaurar e preservar a integridade e a autonomia da população em situação de rua; e promover ações para a reinserção familiar e comunitária.

Onde fica

Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua
Avenida Dário Lourenço de Souza, s/n, Mário Cypreste - Ver no mapa
Telefones: (27) 3132-7053 / 99612-8310
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas

Última atualização em 15/10/2021, às 14h13

Abrigo para pessoas em situação de rua

O Abrigo para pessoas adultas em situação de rua promove o acesso e usufruto de direitos e contribui para a superação da condição de rua. Garante a proteção social por meio de fornecimento de acolhimento, alimentação, higienização e acompanhamento psicossocial para as pessoas adultas em situação de rua, que encontram-se em alto grau de vulnerabilidade social.

Os encaminhamentos para o serviço são realizados por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Centro Pop) e Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS).

Onde fica

Rua Manoel Vivácqua, 295, Jabour - Ver no mapa
Telefone: (27) 3317-2171
Horário de funcionamento: Todos os dias, 24 horas por dia.

Última atualização em 15/07/2019, às 19h23

Casa Lar

A Casa Lar é um serviço que atende pessoas adultas em situação de rua com transtorno mental com poucas possibilidades de (re)inserção familiar.

Visa a garantia da proteção integral, incluindo acolhimento, alimentação, higienização, atividades socioeducativas e atendimento psicossocial.

Os encaminhamentos para o serviço são realizados por meio do Abrigo para população em situação de rua de Vitória.

Onde fica

  • Casa Lar I
    Avenida Paulino Muller, 403, Ilha de Santa Maria - Ver no mapa
    Telefone: (27) 3222-5921
    Horário de funcionamento: Todos os dias, 24 horas por dia.
  • Casa Lar II
    Rua Julia Lacourt Penna, 1100, Jardim Camburi - Ver no mapa
    Telefone: (27) 3317-4632
    Horário de funcionamento: Todos os dias, 24 horas por dia.
     

Última atualização em 15/07/2019, às 19h13

Albergue para migrantes

O Albergue para Migrantes tem como objetivo o atendimento de pessoas adultas em situação de vulnerabilidade social, que estão em trânsito pelo município de Vitória.

Oferece ao migrante atendimento psicossocial, orientações técnicas, passagem para recambiamento à cidades de origem ou cidade de destino, bem como, nos casos necessários, atendimento psicossocial, acolhimento,  higienização e alimentação por período previamente estabelecido.
Crianças e adolescentes são atendidas somente com documentos e acompanhadas pelos responsáveis.

Os encaminhamentos para o serviço são realizados por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Centro Pop), Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) ou demanda espontânea.

Onde fica

Rua Mário Cypreste, s/n, Bairro Mário Cypreste 
Telefone: (27) 3132-7054
Horário de funcionamento: todos os dias , 24 horas por dia.

Última atualização em 15/07/2019, às 19h23

Casa República para pessoas em processo de saída das ruas

Diego Alves
Casa República - Acolhida para moradores de rua

A Casa República funciona como um espaço de acolhimento temporário a pessoas adultas com vivência de rua em fase de reinserção social, que estejam em processo de restabelecimento dos vínculos sociais e construção de autonomia. O serviço incentiva a participação dos usuários nos serviços ofertados no território.

Os encaminhamentos para o serviço são realizados por meio do Abrigo para população em situação de rua, Hospedagem Noturna, Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Centro Pop) e Escola da Vida.

Onde fica

Avenida Paulino Muller, nº 403 (fundos), Bairro Ilha de Santa Maria - Ver no mapa
Telefone: (27) 3222-5921
Horário de funcionamento: todos os dias, 24 horas por dia.

Última atualização em 15/07/2019, às 19h23

Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua

Os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) atendem pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e sobrevivência. O serviço prestado a essas pessoas tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, tendo em vista o fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares, que proporcionem a construção de novos projetos de vida.

Nos Creas, essas pessoas recebem orientação individual e grupal, são encaminhadas a outros serviços socioassistenciais e as demais políticas públicas que possam contribuir com a construção da autonomia, a inserção social e a proteção às situações de violência.

Entre os objetivos, estão possibilitar condições de acolhida na rede socioassistencial; contribuir para a construção de novos projetos de vida, respeitando as escolhas dos usuários e as especificidades do atendimento; colaborar para restaurar e preservar a integridade e a autonomia da população em situação de rua; e promover ações para a reinserção familiar e comunitária.

Última atualização em 07/08/2014, às 15h33

Consultório na Rua

Consultório na Rua realiza um trabalho de atendimento aos cuidados básicos de saúde específico para os moradores de rua, muitos deles usuários de crack e outras drogas. O atendimento é feito em seus locais de permanência pelas equipes itinerantes.

Também são realizadas ações de educação em saúde, através de oficinas. Quando necessário, essas pessoas em situação de rua são encaminhadas para outros serviços da rede municipal, como atendimento nas unidades de saúde, no Centro Municipal de Especialidades (CME), no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPSAD) ou em qualquer outro serviço de referência.

São enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, motoristas e auxiliares de enfermagem que foram capacitados para atuar no programa, que consiste em um trabalho muito complexo, a começar pela delicada abordagem e pela criação de um vínculo de confiança com essas pessoas, passando pela persistência na oferta do serviço até o início de um tratamento efetivo.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas à meia-noite, e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 20 horas.

Última atualização em 06/05/2019, às 17h44

Projeto Moradias Alternativas ajuda a superar a situação de rua

André Sobral
VISITA A RESIDÊNCIA DE UM EX-MORADOR DE RUA QUE ESTÁ TRABALHANDO E RECEBENDO ALUGUEL PROVISÓRIO

O Projeto de Moradia Alternativa, implantado pela Prefeitura de Vitória, visa o atendimento habitacional para a pessoa em situação de rua.

O acompanhamento envolve uma equipe multidisciplinar que realiza estudos de casos e observa se os beneficiários estão buscando oficinas, aderindo às ofertas da rede, cumprindo os compromissos acordados e interferindo, assim, na realidade que os colocou em situação de rua.

O projeto oferece dois benefícios aos moradores em situação de rua. O primeiro é o aluguel social, no qual a administração municipal paga o aluguel de uma casa no valor de até um salário mínimo e o beneficiário tem a liberdade de escolher onde vai morar.

O segundo é a carta de crédito. Nesse caso, o beneficiário recebe um cheque no valor de até R$ 39 mil e tem a possibilidade de comprar uma casa no local que preferir, passando, anteriormente, por uma avaliação técnica de engenheiros da Prefeitura.

Os moradores que serão beneficiados com o Moradias Alternativas devem possuir mais de um ano nos abrigos da capital e passar por uma triagem envolvendo todas as secretarias, não abrindo qualquer margem para que outros moradores de rua venham a Vitória com o intuito de entrar no projeto.

Antes de conceder do benefício ser concedido, o caso é avaliado por uma comissão intersetorial de análise e acompanhamento que envolve representantes das secretarias de Cultura, Esportes, Cidadania e Direitos Humanos, Saúde, Educação, Habitação e Assistência Social.

Critérios de cadastramento

  • Estar referenciado na Rede de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade do município de Vitória, por período de no mínimo 1 (um) ano ininterrupto;
  • Possuir renda familiar mensal de até 3 (três) salários mínimos ou per capita de meio salário mínimo;
  • Não possuir imóvel residencial e/ou nenhum tipo de financiamento habitacional em todo o território nacional;
  • Não ter sido beneficiado anteriormente por programa semelhante ou de acesso à moradia;
  • Ser maior de 18 (dezoito) anos ou emancipado.

Última atualização em 16/07/2019, às 17h33

Escola da Vida

Guiomedce Paixão
Escola da Vida Na Avenida Serafim Derenze S.Pedro

Espaço de atendimento às pessoas em situação de rua na capital, a Escola da Vida atua de forma articulada com os demais projetos do programa "Onde Anda Você?" como acolhimento, tratamento de saúde, educação básica, aluguel social, atividades esportivas e culturais. Atende cerca de 30 pessoas a cada seis meses com acompanhamento efetivo dentro do projeto e outros três meses de monitoramento, para consolidação das ações construídas.

A Escola da Vida é o espaço de retaguarda e referência para identificar, desenvolver e fortalecer as habilidades empreendedoras das pessoas em situação de risco social com idade mínima de 14 anos atendidas pela rede de serviços da Assistência Social (Serviço de Abordagem, Centro-Pop, Abrigo e Casa Lar) e da Saúde (Centro de Atendimento Psicossocial de Álcool e Drogas e Consultório na Rua), prioritariamente os usuários de substâncias químicas, objetivando a (re)inserção social, comunitária e no "mundo do trabalho", tornando-os capazes de serem protagonistas de suas vidas.

O projeto contempla também a demanda espontânea, além dos usuários encaminhados pela rede da assistência e da saúde, porém com atendimento diferenciado, no qual as pessoas serão identificadas e encaminhadas para a rede de serviços para receber o atendimento adequado às suas demandas.

A idade mínima de 14 anos se justifica, primeiramente, pela permissão da inserção ao mercado de trabalho como adolescente aprendiz, por meio da Lei da Aprendizagem, como também pela questão do perfil crescente de usuários de substâncias químicas que começam na adolescência.

As ações da Escola da Vida são focadas na articulação de três eixos: Trabalho, Educação e Cultura. A ferramenta principal de intervenção é o Plano Individual de Empoderamento (PIE), que é elaborado pelo usuário com o apoio de um assessor de projetos, que tem a função de ajudá-lo a pensar um projeto pessoal na perspectiva do trabalho e as possibilidades de implantá-lo num período de seis meses, avaliando junto com a pessoa todos os caminhos que devem ser percorridos para concretizá-lo.

Na Escola da Vida são desenvolvidas diversas atividades coletivas e individuais visando fortalecer a capacidade de expressão, autoconhecimento, autoconfiança, autoestima, ampliação do capital cultural, estímulo à leitura e à escrita, criatividade, interesse por novas aprendizagens, a partir de palestras sobre empreendedorismo, oficinas de projetos de vida, de criatividade, de liderança, de leitura, de palavras, rodas de conversas, além de espaços de sarau de poesias, rodas de rimas, exposições, cineclube, cursos, entre outras.

Paralelo a essas atividades, o projeto faz a articulação com a rede de serviços da cidade, pública e privada, para encaminhamento dos usuários ao mercado de trabalho, seja como autônomos ou empregados.

A formulação do projeto Escola da Vida teve inicio, em 2013, com a constituição de um grupo de trabalho formado pelas secretarias municipais de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre), Assistência Social (Semas), Saúde (Semus), Educação (Seme), Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), Obras e Habitação (Semohab) e Gestão Estratégica (Seges). O projeto faz parte do Planejamento Estratégico 2013-2016, dentro da diretriz Equidade e Justiça Social. Para a coordenação técnica e administrativa do projeto foi efetivada parceria por meio de convênio com a ONG Instituto TamoJunto.

Onde fica

Rodovia Serafim Derenzi, nº 4.455, São José. - Ver no mapa
Telefone: 3235-7286

Última atualização em 28/05/2019, às 14h23

Voltar ao topo da página