Secretaria de Cultura


Autos da Paixão

Marcos Salles
Auto da Paixão de Cristo

Nas noites de quinta e sexta-feira Santa, diversos moradores de Vitória e de outros municípios da Região Metropolitana se reúnem em bairros da capital para assistir ao Auto da Paixão de Cristo. Espetáculo religioso que retrata a vida e a morte de Jesus, o auto é encenado simultaneamente na Basílica de Santo Antônio, no bairro Romão e no Horto de Maruípe.

Os eventos reúnem esforços das paróquias e a iniciativa dos moradores, que, ao longo dos anos, têm se empenhado em criar espetáculos que emocionem o público: eles montam cenários, ajudam a criar e a retocar os figurinos, participam dos ensaios que acontecem de segunda a sexta, entre outras atividades.

Toda a história é contada por meio do teatro, da dança e da música. Para dar mais qualidade à peça, uma equipe especial é designada para cuidar da produção, iluminação e sonoplastia. O espetáculo conta com a participação de atores amadores e profissionais, além de corais.

Em Vitória, o primeiro Auto da Paixão de Cristo ocorreu em 1979, no Morro do Romão. Em 1996, o evento passou a integrar também o calendário cultural de Santo Antônio. A encenação parece ter ganhado a admiração dos fiéis que comparecem em maior número nas apresentações.

Voltar ao topo da página