Notícias

Vídeo aconselha mulheres a denunciar violência durante isolamento social

Publicada em 14/05/2020, às 11h56

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Igualdade de gênero
  • Redução das desigualdades

Imagem divulgação
Vídeo estimula mulheres a denunciar violência doméstica
Vídeo também informa que o Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência está funcionando durante o isolamento social (ampliar)

Em período de isolamento social por causa do novo coronavírus, um vídeo orienta mulheres a denunciar qualquer tipo de violência.

A iniciativa faz parte do projeto "Maria da Penha Vai...", que tem participação da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e de entidades que compõem a rede de enfrentamento à violência doméstica.

O vídeo teve participação também de representantes do Tribunal de Justiça, da Delegacia da Mulher, de prefeituras, da Defensoria Pública e de coletivos de mulheres.

No início, o material fala que o fato de a mulher estar em casa nem sempre é sinônimo de segurança, já que muitos casos de agressão acontecem dentro da própria residência da vítima.

Veja ao lado:

Em seguida, o vídeo apresenta canais de denúncia:

  • 190
  • Delegacia da Mulher
  • plantão especializado da mulher, que funciona 24 horas no telefone 3323-4045
  • boletim de ocorrência on-line (delegaciaonline.sesp.es.gov.br)
  • Central de Atendimento à Mulher 180
  • Disque Denúncia 181
  • Guarda Municipal de Vitória: 156
  • Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv).

Este último serviço, que é da Prefeitura de Vitória, está funcionando durante o isolamento social em regime de plantão telefônico. A mulher que está precisando de ajuda pode ligar ou mandar um Whatsapp para o número (27) 99520-1927, das 12 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

O vídeo informa também o número de telefone disponível para atendimento às mulheres no Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público e prefeituras de outros municípios da Grande Vitória.

Prontidão

"Nós, da Semcid, assim que entramos na quarentena, deliberamos manter o Cramsv funcionando em regime de plantão, uma vez entendermos que, estando as famílias mais tempo dentro de suas casas, somado à crise financeira, poderiam aumentar as ocorrências de violência doméstica contra as mulheres. Acompanhamos, sem interrupção, nossas atendidas e estamos prontos para atendermos a novos casos", disse a secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Renata Freire.

Informação

Para a coordenadora do Cramsv, Carla Coutinho, o objetivo do vídeo foi chamar atenção e alertar essas mulheres sobre a importância de denunciar a violência.

“O objetivo é mostrar para essas mulheres que, apesar do isolamento social, elas não estão sozinhas. Por isso, no vídeo a gente informa os canais de atendimento para que, se for o caso, tenham um acompanhamento, disponibilizando medidas protetivas e Botão do Pânico”, explicou.


Voltar ao topo da página