Notícias

Vai viajar para fora do país? Vacine-se contra sarampo e rubéola

Publicada em 08/06/2011, às 14h05 | Atualizada em 09/06/2011, às 16h52

Por Luana Amorim, com edição de Deyvison Longui

Com a colaboração de Murilo Gomes


Carlos Antolini
Vacinação contra a gripe
A imunização deve ocorrer no mínimo duas semanas antes da viagem para a Europa ou qualquer país das Américas

O Ministério da Saúde está recomendando a quem deseja viajar para fora do país que se vacine, pelo menos quinze dias antes da viagem, contra sarampo e rubéola.

Apesar das doenças já estarem erradicadas no Brasil desde 2000 e 2008, respectivamente, os vírus ainda circulam em vários continentes.

Os viajantes maiores de seis meses de idade que não possuem a caderneta de vacinação regularizada e a confirmação laboratorial de imunidade, devem receber a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) na unidade de saúde mais próxima.

Na capital, as vacinas estão disponíveis nas 28 unidades de saúde, de 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. A vacinação deve ocorrer no mínimo duas semanas antes da viagem.

Para evitar ao máximo a propagação das doenças, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) aconselha a vacinação também para quem irá viajar para qualquer país das Américas, embora as doenças também estejam erradicadas neles.

Quem estiver retornando de viagem deverá estar atento ao caso de febre, manchas no corpo, coriza ou conjuntivite. Se detectado esses sintomas, o viajante deve procurar imediatamente o serviço médico e evitar o contato com outras pessoas.


Voltar ao topo da página