Notícias

Grupo do Odomodê promove bate-papo sobre racismo com estudantes da Ufes

Publicada em 01/11/2019, às 15h46

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Karolyne Oliveira


Divulgação Semcid
Grupo de Estudos e Empoderamento da Mulher Negra Obinrin
Grupo de Estudos e Empoderamento da Mulher Negra Obinrin promoveu encontro para tratar da história da ativista Winnie Mandela (ampliar)

O Grupo de Estudos e Empoderamento da Mulher Negra Obinrin, do Núcleo Afro Odomodê, realizou mais uma edição do seu encontro, desta vez junto com o coletivo Winnie Mandela. O encontro aconteceu na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na última terça-feira (29).

Durante a atividade, foram debatidas a vida e a história de luta de Winnie Mandela, ativista sul-africana que, além de ter sido uma das figuras mais importantes de contestação ao Apartheid, na África, era assistente social e representante na luta antirracista.

O encontro teve a participação de muitos jovens, que relataram uma identificação com o tema trabalhado durante o Obinrin.

"A atividade foi muito exploratória, abordando muitos assuntos cotidianos, diante da luta do povo negro. Me sinto realizada. Me trouxe muito conhecimento sobre a educação popular", disse a estudante Thayná Dias.

Saiba mais

O Coletivo Winnie Mandela é um grupo de estudantes negros e indígenas do curso de Serviço Social da Ufes.

Surgiu em 2017, a partir da luta de estudantes negros que, após notarem casos de racismo em sala de aula, sentiram a necessidade de se reunirem enquanto coletivo para que se colocassem à frente da luta contra o racismo na instituição.

O coletivo já desenvolve diversas ações dentro do curso, como grupos de estudo, rodas de conversa, afrocines e outras atividades que servem para auxiliar a nossa formação e fomentar discussões com conteúdos produzidos por pessoas negras e indígenas.


Voltar ao topo da página