Notícias

Coronavírus: Educação propõe ações para estudantes e famílias em casa

Publicada em 06/04/2020, às 11h32 | Atualizada em 23/04/2020, às 14h04

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade

Divulgação Seme
Educação na quarentena
Secretaria de Educação de Vitória elaborou materiais de apoio à aprendizagem para estudantes durante o período de isolamento social (ampliar)

No intuito de fortalecer a rotina dos estudantes da rede municipal de ensino e o processo de escolarização durante a pandemia de coronavírus, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) desenvolveu uma série de ações educacionais de apoio à aprendizagem.

O objetivo é que, ao longo do período de distanciamento social, sejam atenuados os prejuízos sociais junto acrianças, adolescentes, adultos e idosos matriculados nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs).

Para isso, a Seme elaborou materiais de apoio à aprendizagem para estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental (ciclos iniciais e finais) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Interação

As ações foram elaboradas e organizadas pelas equipes da rede municipal de ensino, propondo diferentes modos de interação dos estudantes e suas famílias. Envolvem conhecimentos abordados em sala de aula, inclusive nos anos letivos anteriores.

"São atividades que convidam a experiências de aprendizagem que potencializam a escrita, a leitura e a produção de textos variados, bem como o raciocínio lógico, como saberes fundantes e universais", conta a subsecretária de Gestão Pedagógica de Vitória, Janine Mattar.

Documentos

Os documentos também estarão disponíveis aqui, cujo endereço pode ser acessado a qualquer hora pelas famílias. Para mais informações ou dúvidas, basta entrar em contato com a unidade de ensino do estudante pelos canais de comunicação disponibilizados pelos diretores escolares.

Outros documentos estão em fase de elaboração e organização. Um deles trata de orientações para famílias e estudantes da Educação Especial. O outro aborda as relações de convivência, propondo reflexões e sugestões de vivências que promovam o diálogo e a melhoria da qualidade das relações no ambiente familiar.

O vídeo não pode ser encontrado.

Aprendizagem

"As atividades se caracterizam pela natureza complementar de apoio à aprendizagem, ou seja, não serão utilizadas como forma de avaliação que indique aprovação ou reprovação escolar, ou que substituam o dia letivo no ambiente escolar", afirma a secretária de Educação, Adriana Sperandio.

Ela explica que a iniciativa reconhece a realidade social diferenciada de acesso e não acesso a tecnologia, internet e similares, e por isso será feito um esforço para que os materiais produzidos cheguem ao maior número possível de estudantes e famílias.

"São atividades pensadas no sentido de potencializar as interações em ambiente domiciliar, fortalecendo a qualidade das relações de convivência", revela Adriana.

Educação Infantil

Baixe aqui o material

O material elaborado para as crianças dialoga exclusivamente com a família e sugere brincadeiras e experiências de aprendizagem no ambiente familiar que se conectam com os Temas Infantis de Vitória (TIVs), elemento que integra o currículo da Educação Infantil da capital.

Ensino Fundamental – ciclo inicial de aprendizagem

Baixe aqui o material

Dialoga prioritariamente com a família, recomendando a inserção, na rotina doméstica, de momentos de vivências e estudo priorizando a conexão entre a criança e a dinâmica escolar de forma lúdica.

Ensino Fundamental – 4º e 5º ano e 6º ao 9º ano

Baixe aqui o material do 4º e 5º ano

Baixe aqui o material do 6º ao 9º ano

Considerando gradativa autonomia e capacidade de auto-organização dos estudantes dessas turmas, o material estimula a interação direta com os mesmos e também com a família, avançando nos aspectos escolares a partir das trajetórias curriculares em desenvolvimento no ano letivo escolar, inclusive nos anos pregressos.

“Em algumas atividades, sugerimos o registro do trabalho a partir de produções diversas (textos escritos, fotos e vídeos) para que, na volta às aulas, possa ser compartilhado com os colegas e professores”, revela Janine.

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Material da EJA - 1º Segmento

Material da EJA - 2º Segmento

O material desenvolvido para os estudantes da EJA se comunica diretamente com aqueles que integram tanto o primeiro quanto o segundo segmentos dessa modalidade de ensino.

Assim como as outras práticas, ele avança nos aspectos escolares considerando as trajetórias curriculares já abordadas no ano letivo escolar e nos anos anteriores.

Parcerias

A Seme anuncia ainda que, sem custos para o município, está consolidando parcerias com diversas instituições no intuito de disponibilizar, em breve, também plataformas digitais e teleaulas, numa ação conjunta com os municípios e com o Governo do Estado.

Matéria relacionada

Cidade inteligente: aplicativo Vitória Online traz atividades para estudantes


Voltar ao topo da página