Notícias
Comitiva internacional chega a Vitória para conhecer alimentação escolar
Publicada em 16/05/2017, às 13h04 | Atualizada em 16/05/2017, às 15h10
Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi


Um grupo de 26 pessoas vindas de 13 países da América Latina e do Caribe já está na capital para conhecer o Programa de Alimentação Escolar das unidades da rede municipal de ensino de Vitória.
A comitiva, que é formada pelos membros da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e também por gestores do governo brasileiro, vai conhecer as boas práticas de alimentação escolar adotadas pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) e promover a troca de ideias e experiências nas medidas alimentares dos diferentes países. A abertura da visita aconteceu na manhã desta terça-feira (16), no auditório do Palácio Municipal.
"Serão três dias honrosos recebendo autoridades de vários países e tendo Vitória como referência. Ficamos muito felizes em receber uma delegação estrangeira para conhecer um trabalho da nossa cidade", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.
Boas-vindas
A secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, também deu as boas-vindas ao grupo. "Acolho com alegria a missão especial de visita técnica. Os espaços escolares serão visitados com a finalidade de vivenciar o cotidiano educacional das escolas de Vitória, com destaque para as práticas escolares da alimentação escolar, compartilhando, inclusive, as dinâmicas e os projetos escolares que introduzem na formação dos estudantes hábitos como combate ao desperdício".
Sucesso
A escolha por Vitória aconteceu devido ao sucesso das práticas alimentares nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs).
A missão da FAO vai conhecer de perto a execução, em nível municipal, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Serão abordados temas relacionados a gestão e execução, assim como os resultados e desafios. O papel do Conselho de Alimentação Escolar também vai ser conhecido pela comitiva.
Participam representantes do Brasil, Bermudas, Costa Rica, Panamá, Jamaica, Suriname, Bahamas, El Salvador, Guatemala, Trinidad e Tobago, Guiana e Paraguai. Representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic ressaltou: "Vitória é referência em termos de alimentação escolar. Parabéns a todos que têm feito esse grande programa de alimentação escolar. Vamos aprender muito com vocês".
A coordenadora regional do projeto da Cooperação Brasil-FAO, Najla Veloso, completou: "Essas visitas técnicas representam a oportunidade única de ver, in loco, o que é possível ser feito. Muitas vezes, para alguns, pode parecer distante falar de uma alimentação escolar sustentável. Ver na prática como funciona significa a oportunidade de perceber que, com uma gestão comprometida, eficiente e organizada, nós podemos ter a alimentação escolar na estrutura que nós definimos".
Atividades em campo


No primeiro dia do encontro (16), a comitiva, além de se reunir em plenárias para a discussão dos temas específicos e pertinentes a alimentação escolar, no auditório da Prefeitura de Vitória, também vai visitar uma unidade escolar para conhecer a alimentação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Nesta quarta (17), a troca de experiência será em campo. A missão conhecerá o cardápio adotado por algumas unidades escolares, as especificidades dos cardápios para as crianças que têm necessidades especiais de alimentação por conta de intolerâncias ou dietas, além de medidas adotadas contra o desperdício. Está prevista também uma visita a um fornecedor da Prefeitura e a uma horta comunitária.
No último dia da comitiva em Vitória (18), está agendada uma visita aos agricultores familiares da Cafserrana Orgânico e Laticínio, em Santa Maria de Jetibá, que fornecem parte dos alimentos do cardápio dos estudantes da rede municipal de ensino. Eles poderão entender como funciona todo o processo de aquisição dos produtos e ainda debater sobre as políticas públicas que incidem sobre o desenvolvimento rural sustentável.
Leia mais
Alunos da rede municipal contam com alimentação balanceada

