Notícias

Cerco Inteligente de Segurança ajuda a recuperar 196º veículo

Publicada em 10/11/2019, às 12h49 | Atualizada em 11/11/2019, às 15h30

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semsu
Veículo furtado passando na barreira do cerco inteligente de Segurança
Barreira do Cerco Inteligente flagrou passagem do veículo

Na noite deste sábado (9), mais um veículo com restrição de furto e roubo passou pela barreira do Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória, desta vez em Jardim da Penha. Este é o 196º carro recuperado com a ajuda do sistema.

Assim que o veículo passou, o alarme disparou na Central de Videomonitoramento e as equipes do 1º Batalhão da PM foram acionadas.

Desde a implantação do sistema, em abril de 2018, o número de ocorrências de furto e roubo de veículos na capital teve redução de cerca de 60%.

Abordagem

O veículo seguia no sentido Dante Michelini - Serra e foi parado próximo ao Terminal de Carapina. A abordagem resultou na detenção de três pessoas e recuperação dos objetos roubados.

Sistema

O sistema do Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória funciona da seguinte forma: sempre que um carro é furtado ou roubado e o dono registra a ocorrência, imediatamente a placa do veículo vai para o sistema do Cerco Inteligente. A partir daí, se o carro passar por alguma das 18 barreiras instaladas na capital, um alarme vai disparar na Central de Videomonitoramento.

O veículo, então, é fotografado pelo sistema e os agentes da Central avisam às equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar que estão na rua. Ele passa a ser acompanhado em tempo real pelas 230 câmeras de videomonitoramento da cidade. Todas as informações são passadas via rádio para os agentes do patrulhamento.


Voltar ao topo da página