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Centro de Vitória tem 214 novas empresas abertas em 2019
Publicada em 18/09/2019, às 13h54
Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Patricia Arruda
As ações implementadas pela administração municipal para revitalizar o Centro de Vitória têm atraído cada vez mais investidores para a região. Somente de janeiro a agosto deste ano, 214 novos empreendimentos foram abertos na região. Os destaques são para novos empreendimentos nos ramos de serviços e comércio varejista.
O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Leonardo Krohling, destaca que o Centro está entre os bairros que lideram o ranking de novas empresas da cidade, ficando atrás apenas de Jardim Camburi (219).
"O Centro de Vitória está se reinventando. Prova disso é o crescimento do número de pedidos de licenças de empresas para funcionar na região, a qual figura como a 2ª que mais atraiu empresas este ano na capital", revela.
Segundo Krohling, o resultado é fruto de um trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos na região, que vão desde limpeza, segurança e revitalização de espaços públicos até o fomento de atividades culturais e artísticas.
Atratividade
"Estamos saindo daquele movimento do Centro tradicional, com comércio comum de rua, e retomando - a partir de incentivos fiscais da Prefeitura e outras ações implementadas na região - para um novo Centro, agora com empreendimentos voltados para as áreas de serviços e inovação. Dessa forma, estamos recuperando a atratividade da região como local para se viver e para se investir", afirma.
Mercado da Capixaba
Krohling ressalta ainda que a reforma e a abertura do Mercado da Capixaba vai servir de indutor para atrair pessoas de outros municípios e de outras regiões da capital para o Centro, contribuindo, consequentemente, para impulsionar ainda mais o desenvolvimento de todo entorno.
“O espaço vai movimentar o Centro de Vitória com atividades ligadas à cultura e à gastronomia, sendo mais um passo importante para a revitalização do Centro. Quando há mais turistas e pessoas circulando, o comércio em geral é fortalecido e os imóveis valorizados”, destaca.
Licenciamentos renovados
Além das 214 novas empresas, o Centro de Vitória está em 2º ligar no ranking de licenciamentos renovados, atrás apenas da Enseada do Suá (581). “Ao todo, tivemos 498 empresas com seus licenciamentos renovados no Centro. É um número bastante significativo, que mostra que a região está muito bem posicionada".
Estudante de Publicidade leva prêmio em congresso sobre o Centro de Vitória
O Centro Histórico ganhou destaque no Expocom, o maior congresso de Comunicação da América Latina, no último dia 7, em Belém (PA). A estudante Drielly Schmor foi a vencedora de um trabalho acadêmico sobre a região.
"Escolhemos o Centro como objeto de estudo por ser um bairro histórico e com vários aspectos positivos que mereciam ser explorados. Nosso projeto buscava responder à questão: 'Quais os sentimentos evocados pelos moradores do Centro em relação ao bairro?'".
Após um mergulho profundo no ecossistema social da comunidade que vive no local e frequenta o Centro, foi constatada a necessidade de produzir um material que jogasse luz no valor simbólico e emocional que a população carrega da região. Com isso, foi produzido um anúncio de revista com um texto que sintetizava o resultado da pesquisa.
"Constatamos que, do jovem ao idoso, o sentimento é de que o Centro de Vitória é um dos melhores lugares para se viver, se relacionar e para desfrutar da cultura da região, considerando seu acervo de monumentos históricos e suas opções culturais, como arte, teatro, música, bares e restaurantes em diversos espaços de manifestações artísticas. Depois de ter realizado esse trabalho, ficamos muito mais próximas do Centro da capital e criamos um relação afetiva por ter descoberto tantas histórias bonitas sobre o bairro. É uma grande honra ganhar o prêmico com esse tema", revelou Drielly.