Notícias
Canal é ferramenta de gestão municipal para a melhoria da qualidade dos serviços
Publicada em 30/11/2012, às 16h14
Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Além de atender a um cidadão cada vez mais exigente, o Fala Vitória 156 se transformou em uma importante ferramenta de gestão e controle das demandas dos moradores.
Através do canal, a Prefeitura de Vitória conta com dados sistematizados sobre os problemas rotineiros da cidade e oferece mais condições de planejar a execução de serviços pontuais de forma preventiva e eficiente. Relatórios gerenciais sobre as manifestações dos cidadãos melhoram a qualidade dos trabalhos prestados pela administração municipal.
Ao ligar para o 156, o cidadão é atendido por um operador na central, que protocola no sistema informatizado - desenvolvido com recursos próprios - e encaminha a demanda à secretaria responsável pelo serviço. Através do número do protocolo, ele pode acompanhar o chamado pelo portal da Prefeitura de Vitória ou ligando novamente para o número.
O sistema também atende pela internet, por meio do canal Fale Conosco. Registrando o e-mail para contato, o retorno é dado a partir do endereço informado e o munícipe ainda pode acompanhar o andamento da solicitação.
Quando o morador abre um chamado, o mesmo é encaminhado para a secretaria responsável. O prazo estipulado para o cidadão receber uma primeira resposta é de cinco dias úteis e cada equipe de atendimento conta com um ou mais supervisores responsáveis por monitorar os prazos.
Demandas de caráter mais urgente, como protocolos parcialmente atendidos ou cujo teor relatem insatisfação no serviço prestado, são tratadas por assessorias de cada pasta. Nenhuma solicitação fica sem resposta, mesmo aquelas em que, por algum motivo, não possa ser atendida.
O sistema conta com o monitoramento de um Comitê Gestor, formado pelas secretarias de Gestão Estratégica (Seges), Fazenda (Semfa), Comunicação (Secom), Controladoria Geral do Município (CGM) e Coordenação Política (Secop).
Matérias relacionadas
Novo sistema dá celeridade e transparência ao atendimento das solicitações