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Novo sistema dá celeridade e transparência ao atendimento das solicitações

Publicada em 30/11/2012, às 16h14 | Atualizada em 30/11/2012, às 18h01

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Imagem sobre a Lei de Acesso à Informação - LAI
Prefeitura disponibiliza um conjunto de informações sobre projetos, ações e serviços municipais, bem como a oferta de serviços on-line, através da LAI

Com o objetivo de dar celeridade ao atendimento das solicitações dos cidadãos, a Prefeitura de Vitória remodelou o serviço de informações aos cidadãos. O programa Fala Vitória foi implantado em 2008 e operava apenas por telefone (156), contendo apenas 30% dos serviços oferecidos pelo sistema atual.

O novo modelo do 156 conta com uma central de atendimento que recebe ligações e e-mails relativos a solicitações de serviços, pedidos de informação, denúncias e reclamações encaminhadas à Prefeitura de Vitória por meio de telefone e dos canais de Fale Conosco, que estão disponíveis no portal institucional.

O Guia de Serviços, ferramenta que reúne em um só lugar todos os serviços que a Prefeitura oferece ao munícipe e contém informações sobre como acessá-los, onde buscá-los e os telefones de contato, serve de base de consulta para o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) do serviço Fala Vitória 156.

"É de fundamental importância dar um retorno ao munícipe. O Fala Vitória 156 é uma ferramenta de controle social que dá garantia de cobrança ao cidadão. O sistema permite à Prefeitura, por meio de relatórios gerenciais, avaliar e melhorar a qualidade dos serviços prestados", avalia a secretária executiva da Secretaria Municipal de Gestão Estratégica (Seges) e coordenadora do Comitê Gestor do Fala Vitória 156, Aiula Passos.

O novo sistema é mantido pelo analista de sistemas Danilo Morais, da Subsecretaria de Tecnologia da Informação, que trabalhou três meses para desenvolver um sistema que atendesse às necessidades da Prefeitura de Vitória, baseado nos dados recolhidos pela equipe gestora após reuniões com todas as secretarias municipais.

O sistema se antecipou, inclusive, à Lei Federal 12.527/2011, a Lei de Acesso à Informação (LAI), que determina que órgãos e entidades públicas divulguem informações e serviços por meio da internet.

Atendendo a ela, a Prefeitura de Vitória desenvolveu um Sistema de Informações ao Cidadão com vistas a garantir e facilitar o acesso às informações públicas municipais, bem como gerenciar todas as solicitações feitas pelos cidadãos.

"Fizemos de tudo para implantar um sistema que ofereça mais transparência ao cidadão. Remodelamos o canal para torná-lo ainda mais eficiente e completo", ressaltou Danilo.


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