Notícias

'Biblioteca sobre rodas' promove literatura e troca de experiências na EJA

Publicada em 02/08/2021, às 16h34 | Atualizada em 02/08/2021, às 16h34

Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Luís Oliveira


  • Educação de qualidade

Editora Cousa
Kombi literária
"Combiousa" percorre todo o Espírito Santo levando livros e promovendo a literatura capixaba

Um ambiente repleto de troca de experiências, aprendizado e muita literatura. Assim será esta terça-feira (3) para os estudantes do noturno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Suzete Cuendet, em Maruípe.

A noite será marcada por uma roda de conversa com a escritora Raquel Falk, que apresentará seu livro “Verbetes (Im)perfeitos para corpos (Im)perfeitos”, às 19h40. Tudo isso de dentro da “Combiousa”, que é uma Kombi estilizada da editora Cousa, responsável pela publicação do livro.

A "biblioteca sobre rodas” percorre todo o Espírito Santo levando livros e promovendo a literatura capixaba e a troca de experiências entre escritores e leitores pelos municípios capixabas. Desta vez, a parada será na Emef Suzete Cuendet.

Doação

Além do encontro com a escritora, exemplares do livro serão doados para os estudantes e para a biblioteca da unidade de ensino.

Editora Cousa
Raquel Falk
Raquel Falk apresentará seu livro “Verbetes (Im)perfeitos para corpos (Im)perfeitos”

"Meu livro aborda as marcas que carregamos em nosso corpo ao longo da vida. Estrias, olheiras, flacidez são resquícios de escolhas que fizemos ao nos aventurar na vida adulta ou pela genética que carregamos. Ver essas marcas de forma poética é ressignificar nossa história", disse Raquel Falk.

O encontro presencial, respeitando os protocolos de biossegurança devido à pandemia de coronavírus, é aguardado com ansiedade pela escritora.

"Minha expectativa é das melhores. Acredito que os alunos da EJA podem se sentir motivados a criar novos conceitos e novos significados a partir de suas dores, de suas marcas. Quero muito ver cada um deles criando seus verbetes a partir das suas vivências, da sua poética de vida”, completou ela.

Repertório cultural

Professor da EJA e coordenador do projeto, Saulo Ribeiro explica a importância da literatura e da troca de experiências para os estudantes.

"As artes, como a literatura e o cinema, têm que estar presentes na educação. O contato dos estudantes com manifestações artísticas e escritores aumenta o repertório cultural, a visão de mundo e produz trocas de experiências muito interessantes. São movimentos importantes no cotidiano da EJA e, também, em todas as modalidades", explicou.

Na quarta-feira (4), será a vez dos estudantes da EJA da Emef Castelo Branco, na Ilha do Príncipe, receberem a escritora para uma roda de conversa. Também serão doados exemplares do livro para os estudantes e para a biblioteca da Emef.


Voltar ao topo da página