Notícias

Circuito Ambiental com várias atrações em comemoração pelo Dia da Árvore

Publicada em 17/09/2019, às 19h17 | Atualizada em 17/09/2019, às 19h23

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Educação Ambiental
Alunos da rede municipal participam de atividades lúdicas do Circuito Ambiental no ginásio do Ifes (ampliar)
Divulgação Semmam
Educação Ambiental
Objetivo das ações é possibilitar a interação e promover conhecimentos quanto à questão ambiental (ampliar)

Para celebrar o Dia da Árvore (21 de de setembro), a Gerência de Educação Ambiental (GEA/Semmam) realiza diversas atividades lúdicas dentro do Circuito Ambiental, no ginásio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Jucutuquara. 

A programação, que começou nesta segunda-feira (16) e vai até o final da semana, foi desenvolvida pelos educadores ambientais em parceria com os alunos de Engenharia Sanitária Ambiental e do curso Técnico em Meio Ambiente do instituto.

As atividades vão receber mais de 2 mil alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de Vitória. A gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha, destacou que os estudantes da rede municipal terão a oportunidade de participar de ações que possibilitam a interação e promovem conhecimentos quanto à questão ambiental.

Mapa Gigante Interativo dos Ecossistemas

Alunos e professores terão a oportunidade de caminhar, identificar, localizar e conhecer mais o território e a diversidade das árvores no Mapa Gigante Interativo dos Ecossistemas.

O mapa, que tem cerca de 50 metros quadrados, equivale a pouco menos da metade de uma quadra de futsal e foi criado e desenvolvido pelos técnicos da Gerência de Educação Ambiental e da Gerência de Informação e Geoprocessamento.

Jogo Gigante da Carta da Terra

Outra atração do Circuito Ambiental é o Jogo Gigante da Carta da Terra, com um tabuleiro de 144 metros quadrados. O educador ambiental e geógrafo Idelvon Poubel afirma que o jogo ensina de forma lúdica e traz o conceito de cooperação como estratégia de educação para a sustentabilidade.

"Ao brincar, o participante é estimulado a trocar e compartilhar seus conhecimentos e fazer uma reflexão das ações ambientais, promovendo uma visão geral da sociedade e do planeta Terra. O tabuleiro representa a vasta biodiversidade do planeta e a diversidade cultural", explicou.

Exposição de Mata Atlântica

A "Exposição de Mata Atlântica: diversidade nas paisagens em múltiplos olhares" também faz parte da programação.

Segundo o educador ambiental do Parque da Fonte Grande, Wilson de Souza, ela apresenta a Mata Atlântica que faz parte do cotidiano de Vitória, compondo a paisagem na área do Maciço Central com áreas de preservação ambiental protegidas por lei e situadas em parques naturais que são unidades de conservação, como os parques da Fonte Grande, Mulembá, Tabuazeiro, Gruta da Onça e Pedra dos Olhos. A exposição contará com várias árvores in natura da Mata Atlântica.

A exposição contará com várias árvores in natura da Mata Atlântica.

Jogo Gigante da Memória das Árvores de Vitória

É um jogo de memória com imagens das árvores de Vitória, possibilitando o conhecimento e a identificação das espécies.

Jogo das Argolas

De acordo com a educadora ambiental da Revis da Mata Paludosa Osneia Peccolli, o jogo foi confeccionado a partir da reutilização de garrafas pet e jornal, possibilitando a todos os participantes conhecer mais sobre as árvores da Mata Atlântica.

Oficina

Os alunos terão a oportunidade de confeccionar, por meio de colagem, uma árvore a ser fixada em um lápis como forma de lembrança, segundo a artista plástica Sayusa Litig.

Símbolo

O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain, ressalta que a árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais.

"As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais".

"O intuito do Circuito Ambiental é possibilitar às nossas crianças o conhecimento daquilo que existe em seu território para que, assim, possam preservar, pois todos nós somos responsáveis pelo ambiente à nossa volta e, em especial, pelas árvores", disse Juliana Sardinha.

Matéria relacionada

Dia da Árvore: várias partes da cidade recebem novas mudas


Voltar ao topo da página