Gabinete de Gestão Integrada discute prevenção à violência

Samira Gasparini
Reunião do GGI Pronasci

O prefeito de Vitória, secretários, técnicos de diversas áreas da administração municipal e representantes de órgãos ligados à segurança urbana reúnem-se, uma vez por mês, no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M).

Esse grupo foi criado com o objetivo de discutir uma política municipal preventiva contra a violência e contribuir para a prevenção, redução e controle da criminalidade no município.

As decisões são tomadas em consenso e respeitam as autonomias institucionais dos órgãos que formam o gabinete. O grupo serve ainda como um espaço de troca de informações e articulação estratégica entre a Prefeitura e as diferentes forças de segurança: Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Federal e representações do Judiciário, como o Ministério da Justiça. O GGI-M está presente em 12 regiões metropolitanas do país com alto índice de violência.

Entre os temas debatidos estão a epidemia do crack e a atuação da Guarda Civil. As definições do Gabinete de Gestão Integrada refletem diretamente na formulação de políticas públicas do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), um convênio de Cooperação Federativa com o Ministério da Justiça presente em 82 municípios brasileiros.

Quem faz parte do Gabinete de Gestão Integrada:

  • Administração municipal: prefeito, secretários municipais, comando da Guarda Civil e gerente da Defesa Civil;
  • Governo do Estado: comando da Polícia Militar, comando do Corpo de Bombeiros, chefe da Polícia Civil e Secretaria de Estado de Segurança Pública;
  • Representantes do Ministério da Justiça: Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal e técnicos do Pronasci;
  • Representantes da Capitania dos Portos;
  • Procuradoria Geral de Justiça;
  • Defensoria Pública;
  • Tribunal de Justiça.

O GGMI está presente em 12 regiões metropolitanas do país com alto índice de homicídios e outros delitos violentos. São 82 municípios brasileiros integrantes do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O GGIM trabalha com ações de prevenção e de incentivo à participação social, tendo como foco a população entre 15 e 29 anos.

Última atualização em 19/03/2019, às 15h43.

Voltar ao topo da página