Biblioteca Pública

Inaugurada em 1941, a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim conta com um acervo de mais de 20 mil obras. Entre seus livros estão clássicos da literatura nacional e internacional voltados para todas as idades.
É possível encontrar livros nas áreas de Direito, Sociologia, Geografia, Matemática, História, Artes entre outros.
Comprometida em promover a acessibilidade, a Biblioteca disponibiliza também obras em Braile e audiolivros.
Em destaque está um espaço inteiramente voltado para a literatura produzida no Espírito Santo, com diversidade de autores e gêneros e uma ampla coleção de obras infantis e infantojuvenis.

Biblioteca Adelpho Poli Monjardim preserva a história capixaba

André Sobral
Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim

Os livros da instituição estão disponíveis a população para consulta e também empréstimo. No caso de empréstimo, os moradores de Vitória e demais regiões precisam se cadastrar na biblioteca, apresentando comprovante de residência, carteira de identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF). O prazo de empréstimo é de 10 dias, podendo ser renovado uma vez pelo mesmo período. A renovação poderá ser feita por telefone, por meio do número (27) 3381-6925. Livros com devolução em atraso não terão seu prazo de empréstimo renovado.

As consultas podem ser efetuadas na própria sede da Biblioteca, no Casarão Cerqueira Lima, no Centro Histórico de Vitória, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Doações

São aceitos livros de todas as áreas de conhecimento, em bom estado de conservação, exceto livros didáticos. Todos passarão por avaliação. Mais informações pelos telefones (27) 3381-6925/6926.

Acesso à internet

Estão destinados para os usuários da Biblioteca quatro computadores. Também está liberado o sinal de internet do Vitória Online para celulares, computadores e notebooks do próprio usuário, sem necessidade do uso de provedor comercial.

Impressão de pesquisas

Cada usuário da biblioteca tem o direito de retirar no máximo duas folhas impressas ou cópias.

Última atualização em 04/08/2023, às 16h06

Nome homenageia romancista, historiador, geógrafo, deputado e prefeito

Flávio Setúbal
Biblioteca Adelpho Poli Monjardim

Em 29 de julho de 1941, o prefeito Américo Poli Monjardim instituiu, por meio do Decreto nº 943, a Biblio-Pinacoteca Municipal, dividida em Biblioteca e Pinacoteca.

À época, o então prefeito justificou a criação considerando que a existência de bibliotecas públicas, corresponde não somente a uma necessidade de ordem social, mas implicitamente consubstancia o pensamento e as diretrizes do Estado Moderno; considerando a oportunidade do apelo dirigido à Prefeitura pelo Instituto Nacional do Livro por intermédio da Academia Espírito-Santense de Letras.

Em 2 de dezembro de 1941 a Biblioteca foi aberta ao público, na Avenida Capixaba, 204, com um acervo de aproximadamente 2.000 exemplares, mobiliário moderno, sendo Paulo da Rocha Freire o biblio-pinacotecário e Alfredo Costalonga, o biblio-pinacotecário auxiliar.

Quem foi Adelpho Poli Monjardim

O nome da instituição é uma homenagem ao romancista, historiador e geógrafo Adelpho Poli Monjardim nascido em Vitória, em 16 de setembro de 1903.

Filho do Barão de Monjardim e Berenice Poli Monjardim, Adelpho Poli Monjardim foi deputado estadual e, por duas vezes, prefeito de Vitória.

Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, publicou livros como:

  • O Tesouro da Ilha da Trindade (1942);
  • Novelas Sombrias (1944);
  • A torre do silêncio (1944);
  • Vitória física (1949);
  • O Grande Almirante (1976);
  • Sob o véu de Ísis (1978);
  • Os Imigrantes (1980);
  • O Espírito Santo na História, na Lenda e no Folclore (1984);
  • O Saldanha do Meu Tempo (1984);
  • O preço da glória, biografias; O Ícaro brasileiro, biografia de Santos Dumont (1985).

Adelpho Poli Monjardim faleceu em 06 de junho de 2003, aos 99 anos de idade.

Onde fica

Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim - Ver no mapa
Casarão Cerqueira Lima - Rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Centro Histórico de Vitória.
Horário de funcionamento:de segunda a sexta, das 8h às 17 horas
Mais informações: (27)3381-6925

Última atualização em 04/08/2023, às 16h35

Viagem pela Literatura estimula leitura de crianças e jovens

Gabriel Werneck
FOTO PARA DESTAQUE - Ação “Viver o Livro ao Vivo e em Cores”, do projeto “Viagem pela Literatura”.

A instituição realiza constantes atividades ligadas ao projeto Viagem pela Literatura, criado em 1994.

Vinculado à Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e desenvolvido pela Biblioteca, o projeto tem por objetivo a promoção do acesso democrático ao livro, à leitura e à própria Biblioteca, por meio de atividades de incentivo à prática da leitura de forma lúdica.

As ações, destinadas ao público de todas as idades, incluindo crianças, adolescentes jovens e adultos, são desenvolvidas por escritores, contadores de história e atores que se utilizam das mais variadas linguagens artísticas e literárias passando pela música, teatro, declamação e é claro muita leitura.

As atividades são realizadas durante todo o ano na Biblioteca e em outros espaços públicos municipais, como parques, praças, quadras de esporte, auditórios, teatros, Projeto Caminhando Juntos (Cajuns), Centros de Referência da Assistência Social (Cras), entre outros. O objetivo é dinamizar a interação com a população do município.

Premiações

Reconhecido por sua importância, o Viagem pela Literatura conquistou no ano de 2007 o selo do Prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura.

No ano seguinte, em 2008, foi destaque nacional no Mapa de Ações do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) do Ministério da Cultura e Educação, com apresentações em pôsteres digitais no II Fórum do PNLL, em São Paulo.

Em 2012 conquistou o 1º lugar no Prêmio Vitória Inovando, na categoria Gestão Participativa e Inclusão Social da Prefeitura de Vitória.

No ano de 2014, por meio de edital, recebeu o prêmio "Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas", por meio da Fundação Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura.

Em 2018, conquistou o 1º lugar do prêmio Ricardo Oiticica - O Melhor em Práticas Leitoras - na categoria Oralidade, promovido pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio (iiLer) e pela Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio.

Mais recentemente, em 2023, foi selecionado para apresentação em pôster digital no 14º Seminário Internacional Biblioteca Viva 2023 - Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas/SP.

Ao longo de 29 anos, mais de 150 mil pessoas já participaram das seguintes atividades do projeto

  • Viver o Livro ao Vivo e em Cores - ação que aproxima os livros dos participantes por meio da apresentação de peças teatrais, baseadas em textos da literatura;
  • Contação de Histórias - ação que resgata a narrativa oral, de forma lúdica;
  • Encontro com o Escritor - atividade que oferece ao público o acesso ao processo de criação e a oportunidade de fazer questionamentos diretamente com os autores de obras variadas;
  • Curso e Oficinas de Contadores de Histórias - promove a capacitação e formação de multiplicadores da arte de contar histórias em espaços diversos. Em decorrência dessas oficinas/cursos foi criado o "Grupo de Contadores de Histórias Chão de Letras", em 2009, que vem se apresentando nas atividades do projeto e em espaços diversos.
  • Círculo de Leitura - roda de conversa que homenageia escritores e promove a leitura de fragmentos de suas obras;
  • Oficina de Artes - ação que desenvolve a imaginação e a criatividade após a contação de histórias, proporcionando aos participantes a oportunidade de criar personagens baseados nas histórias ouvidas e também suas próprias histórias;
  • Oficina de Poesia - atividade que incentiva o hábito da leitura, de forma que os participantes possam descobrir nela uma forma de trabalhar suas emoções, seus sentimentos e ampliação da visão de mundo;
  • Caixa-Estante (biblioteca móvel) - oferta de obras variadas por meio de empréstimo de livros e revistas em quadrinhos. São caixas que circulam em sistema de rodízio, em locais de pouco acesso ao livro e à leitura, com acervo de livros infantis, juvenis e adultos. As mini-bibliotecas permanecem em cada comunidade/instituição, por um período de 60 dias, podendo ser renovado conforme a demanda da comunidade. Durante esse período, as pessoas podem consultar o acervo (leitura) ou obter empréstimos;
  • Sarau Poético - divulgação da literatura por meio da música, com declamação de poemas.
  • Leitura no Parque/Praça - prática de incentivo à leitura em praças e parques públicos. Consiste na leitura de livros de literatura infantil, juvenil e adulto aos visitantes dos parques no local. Acontece em finais de semana. No dia é realizada também uma apresentação de atividades como: contação de histórias, encontro com escritores, Viver o Livro ao Vivo e em Cores (peça teatral) e Banca Troca de Livros e Gibis.
  • Clube da Leitura - ação criada em 2020, que acontece nos formatos virtual e híbrido, e incentiva a leitura e a formação de novos leitores, proporcionando uma interação entre os participantes.
  • Banca Troca de Livros - a proposta da atividade é incentivar a prática da leitura e proporcionar aos participantes a possibilidade de substituir um livro já lido por outro de seu interesse, além de facilitar o acesso da população às obras.

Última atualização em 04/08/2023, às 16h20

Voltar ao topo da página