Educação Musical

A música é uma aliada da educação formal, tornando o aprendizado mais lúdico e divertido. Além disso, aprimora talentos e vocações musicais. Veja aqui como a Prefeitura tem trabalhado a educação musical.

Aulas de música para alunos da rede pública

Marcos Salles
Crianças de Escolas Municipais participando Desfile Escolar de Santo Antônio

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) oferece aulas de música aos alunos da educação infantil e do ensino fundamental por meio do projeto de Educação Integral, do Concerto-Aula e das Bandas Escolares. A organização das atividades é feita pela equipe de educação musical.

Educação Integral

O projeto atende a escolas situadas em áreas que apresentam grande número de crianças ou adolescentes em situação de risco social e/ou pessoal. Consiste no oferecimento de várias atividades em horário contrário ao do ensino regular. Entre essas atividades, está o ensino de música.

As crianças de seis meses a três anos frequentam aulas de música nas unidades de educação infantil. As atividades são conduzidas por professores formados em pedagogia, por auxiliares e por estagiários.

As crianças de quatro a seis anos vão aos núcleos Brincarte. Nesses locais, existem salas equipadas com instrumentos e outros recursos, além de educadores musicais e estagiários do curso de Licenciatura em Música.

Alunos do ensino fundamental assistem às aulas nos polos de educação musical. Estagiários de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), acompanhados pela equipe de educação musical, orientam as atividades, que visam à produção, reflexão e apreciação de música. Consideram-se os aspectos sociais e históricos e os gêneros musicais presentes nas comunidades, como o congo (gênero popular capixaba), o rockcongo (derivação da música pop), o samba, o axé e o funk.

Concerto-aula

Realizado em Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e nos Centros Municipais de Ensino Infantil (Cmeis), consiste em uma apresentação musical interativa com duração média de 50 minutos. Demonstram-se instrumentos musicais de todas as famílias (sopros, cordas, percussão, elétricos etc.) por meio de canções populares e folclóricas e de músicas presentes nos desenhos animados.

A agenda dos concertos é realizada com antecedência, e as escolas devem fazer as inscrições pelo telefone (27) 3135-1040 ou 3135-1030. Não podem se inscrever as unidades onde o concerto foi executado no ano anterior.

Bandas Escolares

A equipe apoia o desenvolvimento de bandas escolares. Assim, disponibiliza um profissional para orientar a estruturação do grupo, seleciona e contrata estagiários de música a fim de oferecer aos alunos e educadores aulas de teoria e prática musical.

Última atualização em 16/07/2014, às 12h48

Projetos de educação musical são cadastrados pela Seme

Vitória está inserida entre as cidades que vêm construindo propostas e políticas para o ensino de música. Consciente de que tal aprendizado é de grande importância para o desenvolvimento cultural do indivíduo, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) forma educadores, realiza projetos com os alunos e adota medidas destinadas a implementar a música no currículo da educação infantil e do ensino fundamental.

A Seme também cadastra projetos de educação musical existentes nas escolas da rede. Os objetivos da iniciativa são constituir um banco de dados, divulgar os projetos, integrar as ações e facilitar o contato com os responsáveis. O cadastro é simples, e é importante que todas as unidades o façam. O cadastro de projetos de educação musical pode ser feito pelos profissionais da rede de ensino.

Última atualização em 20/03/2019, às 15h38

Cursos aprimoram ensino de música

A equipe de ensino musical da Secretaria Municipal de Educação (Seme) promove cursos e oficinas destinados aos educadores musicais que atuam nas escolas públicas da capital. O período para as inscrições é informado no Caderno de Cursos de Formação, enviado a todas as unidades de ensino. Conheça as modalidades de formação:

Curso de Vivência em Educação Musical

É voltado aos educadores musicais que não possuem formação específica. O curso busca ampliar o conhecimento desses profissionais a respeito da linguagem musical, potencializando as práticas pedagógicas adotadas em sala de aula. Trata-se de uma ação complementar e não substitutiva dos professores habilitados na Licenciatura em Música, cuja presença é indispensável na educação básica.

O curso é oferecido anualmente, com onze encontros semanais, cada um com duas horas e meia de duração. São realizadas atividades, como composição, improvisação e arranjo; interpretação por meio da voz ou de instrumentos; reflexão a partir da apreciação de músicas; jogos; brincadeiras e danças. Ao final, grava-se um CD com criações musicais e arranjos do grupo de educadores.

Formações nas unidades de ensino

Ocorrem por solicitação das unidades de educação infantil ou ensino fundamental. Em um encontro, com duração de duas a três horas, são propostas dinâmicas e atividades de vivência musical, com a utilização do canto, do corpo e dos instrumentos musicais.

Oficina de Percussão Aplicada à Educação Musical

O uso da percussão como recurso didático para o ensino da música é, em geral, uma deficiência nos cursos de Licenciatura em Música. Por isso, a equipe de educação musical da Seme organiza oficinas destinadas a educadores musicais, com ou sem licenciatura na área. Um dos objetivos principais é fazer com que os profissionais vivenciem práticas musicais com instrumentos aplicados em diversos gêneros brasileiros, a exemplo do samba, do congo e do maracatu.

Última atualização em 16/07/2014, às 12h48

Voltar ao topo da página