Notícias

Maio Amarelo conscientiza centenas de pessoas em quase 30 ações

Publicada em 25/05/2016, às 13h05 | Atualizada em 30/05/2016, às 18h55

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semus
Simulação de acidente no Maio Amarelo
Simulação de acidente de trânsito mobilizou equipes de resgate na avenida Norte Sul
Divulgação Semus
Simulação de acidente no Maio Amarelo
Simulado fez parte das atividades de conscientização do movimento Maio Amarelo

Blitze educativas, atividades direcionadas para crianças e famílias nos parques da cidade, ações do Teatro de Bonecos da Guarda Municipal, palestras em escolas, universidades, unidades do Cajun e Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) e iluminação de monumentos de Vitória. Essas foram algumas das 27 ações que aconteceram em Vitória ao longo deste mês para celebrar o Maio Amarelo.

Além disso, no último dia 21 (sábado), aconteceu uma simulação de atendimento a múltiplas vítimas de trauma em acidentes, na avenida Norte Sul, em Jardim Camburi. 

O objetivo das atividades foi conscientizar as pessoas para um trânsito mais seguro e humano e também para reduzir o número de acidentes nas vias. Foi o terceiro ano consecutivo que Vitória aderiu ao movimento, que já traz resultados positivos. Na capital, houve uma redução de 96 mortes no trânsito em 2014 para 60 em 2015. O Samu 192 registrou em Vitória um total de 1.973 ocorrências em 2014 e 1.592 em 2015. 

A secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning, destacou que a queda nos números é resultado de um trabalho integrado. "Para mudar esse cenário, é preciso ter a união de todos, é preciso apoio das secretarias de Educação, Trânsito, Assistência Social e Segurança Urbana. Como nos unimos em um conjunto de ações, conseguimos reduzir esses números", afirmou.

Segundo a gerente do Projeto Vida no Trânsito de Vitória, Jacira dos Anjos Pereira, a campanha atingiu o objetivo de conscientizar a população. "O Maio Amarelo teve 30 dias de intensa mobilização na capital, com mais de 27 de ações realizadas. Centenas de pessoas foram mobilizadas e impactadas com o alerta para um trânsito mais seguro em Vitória e para combater os riscos da acidentalidade no município". 

André Sobral
Ação Maio Amarelo no Parque da Fazendinha
Crianças participaram do Circuito no Trânsito no Parque da Fazendinha
André Sobral
Ação Maio Amarelo no Parque da Fazendinha
Guarda Municipal encenou peças sobre trânsito no Teatro de Bonecos

Causas de acidentes

Jacira ainda afirmou que levantamento realizado pela Subcomissão de Análise de Dados dos Acidentes Graves e Fatais do Programa Vida no trânsito de Vitória revelou que as principais causas são excesso de velocidade, atitude imprudente do pedestre e direção perigosa do motociclista. As vítimas mais vulneráveis são os pedestres, com destaque para população idosa.

"As lesões causadas pelo trânsito são um problema provocado pelo ser humano que podem ser previstas e prevenidas por intervenções de segurança no trânsito. Uma análise racional dos fatores de risco e das causas das colisões entre veículos, além de atropelamentos, é fundamental para subsidiar intervenções que previnam as colisões, bem como suas consequências, que são as lesões e as mortes. A segurança no trânsito deve ser compreendida como uma responsabilidade multissetorial e de saúde pública", defendeu Jacira.

Pacto com os moradores

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, lembrou que todas as ações no trânsito são convenções e pactos que os moradores assumem e seguem, citando o respeito à faixa de pedestre em Jardim da Penha, a faixa amarela de compartilhamento do calçadão de Camburi e o projeto Bairro de Velocidade Segura, implantado inicialmente no Bairro de Lourdes. "A conscientização e a educação são o caminho para transformarmos nossa cultura e preservamos a vida de todos".

Matérias relacionadas

Maio Amarelo: Vitória terá simulado nacional de resgate a vítimas de acidentes

Maio Amarelo vai até Hospital Infantil para orientar crianças sobre trânsito

Maio Amarelo: crianças aprendem sobre trânsito seguro no Parque da Fazendinha

Ações do Maio Amarelo apostam no humor para falar de segurança no trânsito

Maio Amarelo: Guarda Municipal e ONG Avalanche fazem ação educativa

Profissionais de 19 escolas de São Pedro participam de formação sobre o trânsito

Maio Amarelo: idosos participam de ação sobre segurança no trânsito

Maio Amarelo: alunos aprendem lições no trânsito com a Guarda Municipal

Maio Amarelo: Vitória registra queda de mortes no trânsito

Divulgação Setran
Blitz Educativa Maio Amarelo
Blitze educativas conscientizaram motoristas sobre segurança no trânsito
Carlos Antolini
Maio Amarelo CCTI Centro
Maio Amarelo também promoveu palestras para idosos no CCTI

Voltar ao topo da página