Notícias

Maio Amarelo: alunos aprendem lições no trânsito com a Guarda Municipal

Publicada em 05/05/2016, às 15h43

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Maxuel Rodrigues


Imagem divulgação
Ação da Guarda no Maio Amarelo com crianças
Teatro de bonecos foi uma das ações apresentadas para as crianças no Horto de Maruípe
Imagem divulgação
Ação da Guarda no Maio Amarelo com crianças
Crianças aprenderam leis de trânsito e se divertiram na Transitolândia

Para quem pensa que só quem dirige precisa ter cuidados no trânsito, os alunos da rede municipal de ensino de Vitória mostram que também estão bem antenados sobre as responsabilidades de todos nós. Como parte das atividades do programa Maio Amarelo, cerca de 300 alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Ceciliano Abel de Almeida, Prezideu Amorim e Zilda Andrade participaram, nesta última quarta-feira (4), de uma ação com a Guarda Civil Municipal de Vitória no Horto de Maruípe.

O teatro de bonecos da corporação deu início às atividades. "O teatro de bonecos utiliza a linguagem da criança com o objetivo de despertar nela o interesse sobre diversos assuntos. Desta vez, o tema foi o trânsito, e pudemos perceber os alunos bem interessados e curiosos. Essa conversa foi essencial para já criar nos pequenos a percepção de que o cuidado no trânsito é responsabilidade de todos nós", contou o chefe de projetos da Guarda, Jefferson Degasperi.

O Maio Amarelo realiza ações com o objetivo de humanizar o trânsito e também reduzir lesões e mortes causadas por acidentes. Em Vitória, a programação teve início na última segunda-feira (2). Veja a programação

Transitolândia

A Transitolândia foi uma atração à parte, afinal de contas, uma pequena cidade de plástico, papel e tecido com semáforo, faixa de pedestres, ambulância, carro de Bombeiros e ônibus não se vê todo dia por aí. Os alunos se dividiram em três grupos: pedestres, automóveis (alunos fantasiados) e um grupo que ajudava com a sirene, esperando a sua vez para participar da brincadeira.

A oradora mostrava o sinal verde e os "automóveis" passavam. No sinal amarelo, eles reduziam esperando o sinal vermelho. Na faixa de pedestre, foi ensinado que há dois lados: um para atravessar do lado direito e outro do esquerdo, para que não exista uma colisão entre os próprios pedestres. Um dos alunos ficou bem agitado quando viu a ambulância ultrapassar o sinal vermelho. Mas depois ficou satisfeito com a explicação de que, em caso de emergência, viaturas, carro do Corpo de Bombeiros e ambulâncias podem atravessar o sinal, mas estando com a sirene ligada.

Caracol

Com um caracol desenhado no chão, os alunos jogavam um dado e respondiam a perguntas sobre o trânsito. "Só em falar para os guardas que o trabalho é com crianças, todos querem participar. A confiança das crianças na Guarda Municipal é uma coisa que me alegra muito, tenho certeza que os alunos vão lembrar sempre de tudo o que fizeram hoje", acrescentou o chefe de Projetos.

Quadriciclo

O passeio de quadriciclo e moto e a apresentação das viaturas e seus equipamentos foram os momentos mais aguardados pela turminha. Eles entraram na viatura, receberam explicações sobre os equipamentos dentro do veículo, ligaram a sirene e deram uma volta acompanhados do agente da Guarda.

Para andar na garupa da moto e também no quadriciclo, teve até fila. "Aprendi que a faixa tem dois lados para atravessar e que, em emergência, a ambulância e os bombeiros podem atravessar o sinal vermelho. Andar na viatura foi muito legal porque o guarda nos ensinou o que todos os botões fazem e nos deixou ligar a sirene", contou Eduardo Barros, de 10 anos, aluno da Emef Prezideu Amorim.

Imagem divulgação
Ação da Guarda no Maio Amarelo com crianças
Brincadeiras e atividades lúdicas fizeram parte da programação do Maio Amarelo
Imagem divulgação
Ação da Guarda no Maio Amarelo com crianças
Crianças puderam passear no quadriciclo da Guarda Municipal

Voltar ao topo da página