Notícias

Maio Amarelo: crianças aprendem sobre trânsito seguro no Parque da Fazendinha

Publicada em 18/05/2016, às 16h47

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Giovana Rebuli


André Sobral
Ação Maio Amarelo no Parque da Fazendinha
Estudantes de Emefs de Jardim Camburi assistiram a uma apresentação do Teatro de Bonecos da Guarda sobre educação no trânsito
André Sobral
Ação Maio Amarelo no Parque da Fazendinha
Crianças participaram do Circuito no Trânsito e aprenderam regras e normas básicas nas vias, como sinalização e faixa de pedestre

Os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Elzira Vivácqua dos Santos e Adevalni S. Ferreira de Azevedo, de Jardim Camburi, saíram das salas de aula nesta quarta-feira (18) para aprender sobre segurança no trânsito.

Elas visitaram o Parque da Fazendinha, no mesmo bairro, e participaram de diferentes ações da campanha Maio Amarelo, cujo objetivo é chamar atenção da população para evitar acidentes nas vias.

As crianças participaram do Circuito no Trânsito, onde têm a oportunidade de simular o trânsito na cidade, e também assistiram a uma apresentação do Teatro de Bonecos da Guarda Civil Municipal. Além disso, a diversão ficou por conta da Patrulha da Alegria, cuja proposta é levar quadriciclos da Polícia Militar para a criançada passear e também orientar os pequenos a respeito do trânsito.

Os alunos aprovaram a iniciativa. Hugo Silva, de 10 anos, acha perigoso atravessar as vias e, por isso, pede atenção a todas as pessoas. “Meu tio foi atropelado e quebrou a perna porque atravessou correndo e não prestou atenção na hora de atravessar”.

Melissa Oliveira, 9 anos, presta atenção na hora de atravessar a rua e acha legal esse tipo de educação. “É bom aprendermos desde cedo. Aprendi que temos que sinalizar mesmo na hora de atravessar na faixa”.

Diego Luiz Salles, 9 anos, levou uma lição para casa: “Vou falar com meus pais para usar a faixa e o cinto de segurança sempre”.

Aprendizado

A coordenadora da Educação para o Trânsito, Elizane Maria Carneiro, afirma que a ação em conjunto com a Guarda torna a experiência mais rica. "As crianças ouvem as orientações pelo teatro e depois vão colocar na prática no nosso Circuito no Trânsito. Uma ação complementa a outra e o aprendizado fica mais forte".

Para o agente de trânsito da Guarda Municipal Pinheiro, trabalhar com ações de educação na infância é a forma mais eficiente de prevenir acidentes no futuro. "As crianças aprendem muito e acabam impactando os pais, professores e os adultos que convivem com elas".

Para o sargento Suhett (1º Batalhão da PM), que é o idealizador da Patrulha da Alegria, o objetivo da ação é orientar as crianças e aproximar a PM da comunidade.

As ações são fruto do trabalho interssetorial da subcomissão de Educação para o Trânsito de Vitória.

André Sobral
Ação Maio Amarelo no Parque da Fazendinha
Ação fez parte da programação da campanha Maio Amarelo
André Sobral
Ação Maio Amarelo no Parque da Fazendinha
Parque da Fazendinha foi o palco da ação voltada para os estudantes

Voltar ao topo da página