Notícias

Profissionais de 19 escolas de São Pedro participam de formação sobre o trânsito

Publicada em 11/05/2016, às 14h43 | Atualizada em 11/05/2016, às 16h39

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Formação Maio Amarelo para professores
Educadores receberam orientações sobre trânsito durante formação na Seme

Em Vitória, a Grande São Pedro é a região que apresenta o maior índice de entradas no Pronto-Atendimento (PA) tendo como causa o trânsito. Diante desse cenário, foi desenvolvida formação especial para os profissionais que atuam nas unidades de ensino da região, e a aula inaugural aconteceu nesta última terça-feira (10).

Na ocasião, aconteceu o lançamento do projeto Escola Segura no Trânsito da Vida, com a palestra "Importância, forma e conteúdo da educação para o trânsito na Educação Básica, conforme as Diretrizes Nacionais da educação para o trânsito".

O encontro aconteceu no auditório Angelica Lírio Copertino, na Secretaria Municipal de Educação (Seme), e reuniu profissionais que atuam nas 17 unidades de ensino municipais e duas estaduais da Grande São Pedro.

"Esse projeto tem como finalidade estimular e valorizar as ações preventivas nas escolas, orientar as comunidades, pais e alunos sobre os fatores de risco no caminho da escola e por todos os territórios da cidade e promover formação para os profissionais da educação com vistas a subsidiar a elaboração de projeto de intervenção a ser desenvolvido na escola envolvendo a comunidade escolar", disse o gerente de Formação e Desenvolvimento do Currículo da Seme, Truman José Vieira Junior.

Maio Amarelo

A ação faz parte da campanha Maio Amarelo, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, e vai durar nas unidades de ensino durante todo o ano letivo.

Em Vitória, o movimento reúne as secretarias municipais de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Educação (Seme), Saúde (Semus), Segurança Urbana (Semsu), Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) e Assistência Social (Semas) para o desenvolvimento de diversas ações que estimulam a cultura da paz no trânsito para, assim, reduzir lesões e mortes causadas por acidentes.

Experiências

Durante a formação, os presentes puderam compartilhar experiências sobre como trabalham o assunto "trânsito" em sala de aula e quais resultados têm sido verificados. 

Em seguida, puderam conferir palestra de Leonardo Leal Shute, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), com o tema "Mobilidade urbana: desafios e possibilidades".

A técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e gerente do programa Vida no Trânsito, Jacira dos Anjos, apresentou o diagnóstico de acidentes de trânsito do município de Vitória.

Formação

A partir da adesão, por meio da assinatura de um termo de participação, até cinco representantes por escola participarão de uma formação semipresencial de 80 horas. No primeiro encontro, nesta terça-feira (10), os participantes foram orientados acerca do cronograma a ser executado e a utilização da plataforma Vixeduca como complemento dos encontros presenciais.

As unidades de ensino farão a elaboração e postagem dos projetos de intervenção de Educação para o Trânsito. A Subcomissão de Educação acompanhará o cumprimento das atividades desenvolvidas pelas unidades por meio dos relatórios elaborados e postados na plataforma Vixeduca, bem como visitas técnicas “in loco”.

A formação tem carga horária de 80 horas, das quais 16 horas são de encontros presenciais. Esses encontros já têm data marcada: o primeiro aconteceu nesta terça (10) e os próximos serão nos dias 31 de maio, 14 de junho e 22 de novembro, sempre das 7h30 às 11h30 para a turma da manhã e das 13h30 às 17h30 para a turma da tarde.


Voltar ao topo da página