Notícias

Maio Amarelo: Vitória registra queda de mortes no trânsito

Publicada em 02/05/2016, às 18h22

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Giovana Rebuli


Diego Alves
Abertura maio amarelo 2016
Lançamento da campanha Maio Amarelo aconteceu no auditório do Palácio Municipal
Carlos Antolini
Abertura da Campanha Maio Amarelo
Orquestra Sinfônica do Espírito Santo fez apresentação na abertura da campanha

Com o objetivo de humanizar o trânsito e também reduzir lesões e mortes causadas por acidentes, tiveram início, nesta segunda-feira (2), as ações da campanha Maio Amarelo em Vitória. No auditório da Prefeitura, representantes da administração municipal, Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) e Ministério da Saúde participaram da solenidade e apresentaram números sobre ocorrências de trânsito na capital e no Brasil.

Na capital, houve uma redução de 46 mortes no trânsito em 2014 para 27 em 2015. A secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning, destacou que a queda nos números é resultado de um trabalho integrado. "A saúde pública acaba absorvendo o maior impacto dos acidentes nas vias, ficando com pessoas internadas, com sequelas... Mas, para mudar esse cenário, é preciso ter a união de todos, é preciso apoio das secretarias de Educação, Trânsito, Assistência Social e Segurança Urbana. Como nos unimos em um conjunto de ações, conseguimos reduzir esses números", afirmou.

Conscientização 

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, lembrou que todas as ações no trânsito são convenções e pactos que os moradores assumem e seguem, citando o respeito à faixa de pedestre em Jardim da Penha, a faixa amarela de compartilhamento do calçadão de Camburi e o projeto Bairro de Velocidade Segura, implantado inicialmente no Bairro de Lourdes. "A conscientização e a educação são o caminho para transformarmos nossa cultura e preservamos a vida de todos".

Para Sheila Marina de Lima, representante do Ministério da Saúde, Vitória está muito bem diante do cenário nacional. "Enquanto no Brasil temos aumento do número de acidentes com vítimas, em Vitória houve redução. Acredito que isso é fruto da implantação do Programa Vida no Trânsito, do trabalho compartilhado entre diferentes secretarias na busca de dados e de ser parte da gestão decidir reduzir esses números".

Para a secretária de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Joseane Zoghbi, apenas com a conscientização das pessoas será possível tornar o trânsito mais seguro. "É preciso respeitar as sinalizações de trânsito, não dirigir após ingerir bebida alcoólica ou usando celular. Fazendo o que já sabemos que temos que fazer iremos mudar essa realidade violenta no trânsito".

Ações

Haverá atividades durante todo o mês. Haverá palestras em escolas e blitze educativas em pontos estratégicos da cidade.

Entre as principais ações, estão uma simulação de atendimento a múltiplas vítimas de trauma em acidentes, em parceria com o Samu 192 e o lançamento do projeto Escola Segura no Trânsito da Vida, com a palestra “Importância, forma e conteúdo da educação para o trânsito na Educação Básica, conforme as diretrizes nacionais da educação para o trânsito”, no dia 10 de maio. Veja a programação

Douglas Schneider
Sinalização no Calçadão de Camburi e Ciclovia
Faixa amarela levou segurança e tranquilidade para ciclistas, patinadores e pedestres no calçadão de Camburi
André Sobral
Nova Sinalização horizontal de Bairro de Lourdes
Zona de Velocidade Segura foi implantada no Bairro de Lourdes

Voltar ao topo da página