Notícias

Volta às aulas com jornada ampliada para Educação Infantil e Ensino Fundamental

Publicada em 01/02/2022, às 10h40 | Atualizada em 01/02/2022, às 10h45

Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade

Jansen Lube/PMV
Prefeito realiza Visita a CMEI Jesus Menino no Centro de Vitória
Crianças da Educação Infantil e demais estudantes da rede municipal voltarão às aulas na próxima segunda-feira (ampliar)

O ano letivo de 2022 na rede municipal de Vitória começa com novidade na jornada de crianças e estudantes. Todas as turmas da Educação Infantil, desde o grupo 1 até o grupo 6, e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental ficarão 30 minutos a mais nas salas de aula. No ano, serão mais 100 horas, quase um mês a mais na escola.

Veja como ficam os horários para 2022

  • Educação Infantil e Ensino Fundamental

Matutino: das 7h às 12 horas

Vespertino: das 13h às 18 horas

  • Tempo Integral

Horário: entrada às 7h e saída às 16 horas

  • Educação de Jovens e Adultos (EJA)*

Matutino: das 7h às 12 horas

Vespertino: das 13h às 18 horas

Noturno: das 17h às 22 horas

Os horários da EJA são pactuados em conformidade com as especificidades da modalidade, considerando que são estudantes jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos.

O ano letivo em Vitória começa na próxima segunda-feira (07), para Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA. Os bebês dos grupos 1 e 2, que ficaram dois anos fora da escola, também retornam presencialmente e sem revezamento.

Foco nos estudantes

Jansen Lube/PMV
Retorno as aulas ano letivo 2021
Novidade no ano letivo: todos os estudantes, do 1º ao 9º ano, terão aulas de Língua Inglesa e Projeto de Vida (ampliar)

"É uma novidade importante e que foi pensada, sobretudo, a partir das perdas de aprendizagens que verificamos e que foram intensificadas pela pandemia da Covid-19. Tivemos um ano com escolas fechadas. Nossas crianças e estudantes perderam muito. E temos o desafio de pensar estratégias, de buscar a recuperação dessas aprendizagens, desde a alfabetização até as séries finais e na EJA", destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

O horário dos profissionais da Educação não foi alterado com a ampliação de jornada dos estudantes. O horário de saída dos professores, cumprindo jornadas de 25h, 40h ou 44 horas semanais, já era ao meio-dia, no turno matutino, e às 18h, no turno vespertino.

Novas disciplinas

Outra novidade para o ano letivo de 2022 é a reorganização da grade curricular nas 52 unidades de Ensino Fundamental. Todos os estudantes, do 1º ao 9º ano, terão aulas de Língua Inglesa e Projeto de Vida.

Já na parte diversificada, de acordo com a definição de cada escola, serão ofertadas, ainda, aulas de práticas experimentais em Educação Socioambiental; Educação Empreendedora e Financeira; Iniciação Científica; Libras; Música; Tecnologias Educacionais; Território do viver.

Ao todo, serão 25.720 estudantes beneficiados. "As crianças e estudantes de todas as regiões de Vitória precisam ter o desejo de ser, de ter um futuro, de ter um sonho. A escola precisa ser o lugar de oferta, de conhecimento, de expansão da realidade de todos. Estamos trabalhando por uma educação de qualidade para todas as crianças e estudantes, de todas as regiões, de todas as condições", afirmou a secretária Juliana Rohsner.

A disciplina de Projeto de Vida, ofertada em todos os anos do Ensino Fundamental, considera os valores e conhecimentos que precisam ser consolidados para que os estudantes alcancem sua autorrealização, devendo o professor possibilitar o crescimento acadêmico e pessoal dos estudantes por meio da construção de um projeto de vida que será base para o componente curricular.

O objetivo da proposta de ampliação da jornada e mais a reorganização curricular no Ensino Fundamental é fortalecer as ações em prol das aprendizagens, subsidiando a implementação, a formulação e reformulação, e o monitoramento de políticas educacionais, contribuindo ativamente para a melhoria da qualidade da educação no município de Vitória.

Planejamento do professor

A nova organização das aulas na rede de Vitória também é necessária para garantir aos professores o tempo de planejamento, conforme determina lei federal para o magistério, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental.

Assim, a rede de Vitória garantirá o direito de 1/3 de planejamento ao professor, de acordo com a Lei Federal 11.738/2008, bem como a necessidade tempos para formação continuada em horário de trabalho, conforme estabelecido na meta 16 do Plano Municipal de Educação.

Conheça as disciplinas de práticas experimentais

  • Educação Empreendedora e Financeira

Visa a desenvolver nos estudantes habilidades para administrar suas finanças de forma consciente, sem prejudicar o meio ambiente, a partir de um conjunto de comportamentos mais conscientes, munidos de informações, reflexões e atividades práticas que permitirão a construção de um pensamento financeiro e empreendedor que esteja de acordo com seus objetivos de vida.

  • Educação Socioambiental

Temas que transversalizam os componentes curriculares e oportunizam o conhecimento, reconhecimento e atuação individual e coletiva nos territórios da cidade no contexto de uma realidade global, visando à sustentabilidade e melhorias na qualidade de vida das pessoas, ao estabelecer uma relação saudável com o ambiente.

  • Iniciação Científica

É o desenvolvimento da criatividade, curiosidade, pensamento crítico, de forma que os estudantes saibam fazer indagações e compreendê-las.

  • Libras

Identidade e compreensão do uso da Língua Brasileira de Sinais em seus contextos.

  • Música

Estímulo à musicalidade e seu caráter humanamente integrador e transformador, contribuindo para o cultivo da sensibilidade, criatividade, escuta, percepção, atenção, imaginação.

  • Tecnologias Educacionais

Alia a tecnologia ao ensino a fim de qualificá-lo, sendo essa uma das possibilidades de articular os usos das tecnologias aos processos pedagógicos desenvolvidos nas escolas.

  • Território do viver

Pesquisas, reflexões e práticas sobre os saberes locais e culturais e as inter-relações que estimulam o sentimento de pertencimento, bem como, a construção de nossa identidade local, como forma de oportunizar criativamente aos estudantes estudar as singularidades de seu território, onde se manifestam as experiências individuais e coletivas, de modo a estabelecer uma escuta ativa e promover uma participação ativa.


Voltar ao topo da página