Notícias

Viver o Livro ao Vivo e em Cores: ação da Biblioteca Municipal lota auditório da PMV

Publicada em 16/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 16/05/2025, às 14h28

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Leonardo Silveira
Projeto Viagem pela Literatura - Viver o Livro ao Vivo e em Cores com a peça

Um encontro especial, recheado de arte, cultura, ludicidade e encantamento. Assim foi para aproximadamente 580 crianças da rede municipal de ensino de Vitória, nesta quinta-feira (15). Eles lotaram o auditório Zemar Moreira Lima, na sede da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira, para assistir à peça teatral "Bom dia, todas as cores", que é parte da atividade "Viver o Livro ao Vivo e em Cores".

Os estudantes com idades entre 3 e 12 anos foram divididos em duas sessões que foram realizadas nos períodos matutino e vespertino no Palácio Jerônimo Monteiro, para assistir a encenação que é uma adaptação do livro "Bom dia, todas as cores", de Ruth Rocha, e foi apresentada pelo grupo teatral Gota, Pó e Poeira.

A ação integra o projeto "Viagem Pela Literatura", da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, que nasceu dos livros, há 30 anos.

"O projeto é fundamental para a formação dos nossos jovens trazendo cultura, diversão, entretenimento e alegria, de maneira descontraída, lúdica e pedagógica. Ele contribui muito para a formação dos jovens, para a obtenção de conhecimento e para a construção de uma sociedade mais igual e mais justa", declarou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini ou "tio Pazolini", como é reconhecido pelos pequenos.

"Sem dúvida, esta é uma das ações mais significativas da Prefeitura, pois é aqui que se constrói o futuro da nossa sociedade. Iniciativas como essa educam, desenvolvem o pensamento crítico e mudam vidas", afirmou a idealizadora e coordenadora do projeto "Viagem Pela Literatura", bibliotecária Elizete Caser.

Participaram das sessões estudantes dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Cecília Meireles, Ana Maria Chaves Colares, Lídia Rocha Feitosa, Rubem Braga e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Mauro Braga, Otto Ewal Junior, Maria Stella de Novaes, José Aureo Monjardim e Suzete Cuendet.

As ações do "Viver o Livro ao Vivo e em cores", do projeto Viagem pela Literatura, são realizadas em diferentes espaços do município e chegaram ao Palácio Jerônimo Monteiro desde dezembro de 2022, em uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com Educação (Seme).

Viver o Livro ao Vivo e em Cores: ação da Biblioteca Municipal lota auditório da PMV

Voltar ao topo da página