Notícias
Vitória promove XII Fórum Municipal de Práticas Integrativas e Complementares do SUS
Publicada em 22/11/2024, às 15h55 | Atualizada em 22/11/2024, às 15h58
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
O XII Fórum Municipal de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do SUS, que teve início nesta quinta (21) e termina nesta sexta-feira (22), ocorre na Escola Técnica do SUS (ETSUS), e também abrange o II Encontro Municipal dos Jardins Terapêuticos e Hortas Comunitárias de Vitória e a V Mostra de Experiências Exitosas em PICS nos serviços de saúde do Estado.
Na abertura do evento, a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, destacou a importância das PICS como forma de qualificar a promoção da saúde da população. "Temos muitos avanços tecnológicos na saúde, remédios e facilidade de acesso a eles nas farmácias. Mas podemos usufruir de outras formas de cuidados em saúde, com práticas alternativas e naturais que são comprovadamente benéficas para as pessoas", afirmou.
A referência em PICS de Vitória, a médica fitoterapeuta e homeopata Henriqueta Sacramento, lembrou que o principal objetivo do evento é compartilhar experiências e refletir sobre as PICS na saúde pública.
O Fórum contou com a palestra do professor Dr. da Universidade Estadual de Campinas, Nelson Filice de Barros com o tema "PICS na Atenção Primária: cuidado integral compartilhado e (in)viabilizado". Os participantes também puderam assistir a mesas redondas sobre as PICS no Ensino, Pesquisa e Extensão no Estado e nos Movimentos Sociais, praticar biodança e receber Reiki.
PICS
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são práticas de cuidado naturais, que auxiliam a resposta do organismo para o equilíbrio da energia vital, que promovem saúde e o autocuidado, sendo um novo paradigma no sistema público de saúde que assegura a saúde como direito de cidadania e dever do Estado.
Vitória possui inúmeras Práticas Integrativas em diversos espaços da rede municipal de saúde, ofertando desde acupuntura e homeopatia no Centro Municipal de Especialidades (CME) até a dispensação de remédios fitoterápicos, manutenção de jardins terapêuticos, oferta de auriculoterapia, Reiki, meditação em várias unidades de saúde, a prática de Ioga em alguns Serviços de Orientação ao Exercício (SOE) e musicoterapia e arteterapia para pacientes de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).