Notícias

Vitória apresenta experiência de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes em evento

Publicada em 16/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 16/05/2025, às 12h06

Por Maya Dorietto (modoriettoeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


A capital capixaba será destaque nacional no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. A experiência da cidade na articulação da rede de proteção às infâncias e adolescências será apresentada no Simpósio Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que será realizado de 19 a 22 de maio, como parte da Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Representando o município, os servidores Alessandra Aparecida Mendes Facundes e Truman José Vieira Júnior apresentarão o trabalho desenvolvido pelo Comitê Protege Vix - Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência do Município de Vitória. A apresentação acontecerá no dia 22 de maio, às 9h, durante o Painel 5: A ação intersetorial e a governança local no processo de implementação da Lei 13.431/2017, que reunirá representantes de várias regiões do país para compartilhar práticas bem-sucedidas na articulação das políticas públicas voltadas à infância e adolescência.

Promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), o simpósio conta com a parceria de diversas instituições. O evento busca promover o diálogo sobre os avanços e desafios no combate às violações de direitos de crianças e adolescentes, com foco na violência sexual.

Além da troca de experiências, o simpósio tem como meta contribuir para a atualização do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (PNEVESCA), em consonância com a nova Política Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual, instituída pela Lei nº 14.811/2024.

A iniciativa também integra as ações em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e tem como objetivo mobilizar a sociedade, fortalecer políticas públicas e ampliar a rede de proteção às infâncias brasileiras. Durante a semana, diversas atividades como debates, formações, campanhas e ações de conscientização serão promovidas em todo o país.

Conheça os representantes de Vitória

Alessandra Aparecida Mendes Facundes é assistente social, coordenadora do Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vitória (Concav) e integra a coordenação do Comitê Protege Vix.

Truman José Vieira Júnior é professor e gerente de Formação e Desenvolvimento em Educação da Secretaria Municipal de Educação (Seme), e também compõe a coordenação do Comitê Protege Vix.


Voltar ao topo da página