Notícias
Servidores da Educação fazem planejamento de ações para ano letivo
Publicada em 25/01/2019, às 13h23
Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Técnicos, gerentes e coordenadores da Secretaria Municipal de Educação (Seme) que integram a equipe da Subsecretaria de Gestão Educacional (Sub/GE) participaram de seminário interno para elaboração e planejamento de ações para este ano, nas últimas quarta (23) e quinta (24), no auditório do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), na Enseada do Suá.
O seminário, que acontece anualmente, tem o objetivo de avaliar as ações realizadas no ano passado para planejar as atividades do ano letivo de 2019.
Segundo a subsecretária de Gestão Educacional, Maria do Carmo Starling de Oliveira, as ações bem planejadas e metodologicamente estruturadas proporcionam melhores execução e avaliação do planejamento.
"Precisamos começar o ano planejando e projetando melhores desempenhos em nossa Educação. A ideia é de avançarmos na qualidade de nosso trabalho, por isso acho extremamente necessário reunir a equipe, buscando sempre promover estratégias de superação e trazer inovações para a gestão", explicou Maria do Carmo.
"O seminário nos ajuda a começar o ano com uma sintonia forte e afinar nossos planos e entregas para este ano. Este ano será pautado em várias entregas importantes físicas e materiais, mas, em especial, no processo educativo, com as políticas educacionais impressas, documentos curriculares e materiais de recursos que vão fortalecer os currículos em nossas unidades escolares", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.
Fortalecimento
Fernando Torres, que vai integrar a Subsecretaria de Gestão Educacional este ano, aprovou o encontro pois conseguiu conhecer a atividade dos novos colegas de trabalho.
"Nas férias, estava pensando o que faria, se começaria o ano sem saber de nada, mas aqui no seminário consegui entender toda dinâmica de trabalho. Agora eu já deslumbro quais são as possibilidades e expectativas que o setor reserva para a gente neste ano", elogiou.
Maria da Conceição Soares, coordenadora de Conselho de Escola e Colegiados Estudantis, também aprovou a iniciativa.
"Esse momento é muito importante para refletir e avaliar o que fizemos no ano anterior e planejarmos o ano letivo que está começando. Cada dinâmica nos possibilita ter visibilidade do que o outro faz, tornando um momento rico e cheio de aprendizagem. É uma chance de pensar novas estratégias", destacou.
Gestão
O grupo também participou de bate-papo com o professor Frederico Pifano de Rezende sobre "Desafios gerenciais e liderança". Ele é administrador, professor do Ifes Cariacica, mestre em Administração pela Ufes e atua como consultor em organizações públicas e privadas.
Tem experiência na área de Gestão de Empresas, atuando principalmente no setor educacional. Atualmente, trabalha com Desenvolvimento de Produtos e Gestão de Carreiras.
"Fazer gestão não é uma atividade fácil, pois você se esbarra com fatores humanos e lidar com ser humano todos os dias não é fácil. E é exatamente aí que entra o desafio gerencial, em que você tem que ser organizado e atento para fazer uma gestão de qualidade".
Ele completou: "Como munícipe de Vitória, fico honrado de estar aqui falando com vocês, pois sei que a Educação do nosso município é referência nacional. Isso mostra que esse encontro de planejamento traz resultados", completou.
Dinâmica
O seminário foi pautado em momentos de estruturação e apresentação do planejamento por meio de dinâmicas de grupo. Após a organização dos grupos, um representante de cada equipe realizou uma breve apresentação a partir do relatório de 2018, contribuindo com o fortalecimento e a organização da oferta de ensino na rede de vitória.
Os servidores também conheceram um pouco mais da realidade e da rotina de trabalho e de vida dos colegas ao relatar conquistas, desafios e lutas do ano passado.

