Notícias

Saúde bucal tem ampla cobertura na rede municipal de saúde

Publicada em 11/09/2015, às 08h02

Por Angela Angius, com edição de SEGOV/SUB-COM


Marcos Salles
Atendimento odontológico
Unidades de saúde de Vitória oferecem atendimentos programados

Os cuidados com a saúde bucal devem começar nos primeiros anos de vida da criança. Afinal, as medidas de prevenção são essenciais para uma vida plena e saudável. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) desenvolve em escolas da rede municipal e em espaços institucionais ações preventivas e educativas, como escovação dental supervisionada em crianças e pré-adolescentes.

Essas ações incluem também distribuição de escovas, creme e fio dental, fluorterapia e o exame de classificação de necessidades de tratamento clínico individual. Durante ações em 2014, 46.744 pessoas foram acompanhadas, com entrega de 106.441 kits de higiene bucal.

Atendimentos

A Semus realiza também os atendimentos odontológicos programados, os de urgência e os atendimentos odontológicos especializados. Os programados são realizados nas unidades de saúde, com serviços de clínica básica: restaurações, extrações, obturações e procedimentos preventivos, como limpeza, selante e aplicação de flúor.

Até o mês de abril de 2015, foram realizados mais de 39 mil atendimentos nas 30 unidades de saúde de Vitória. Para ter acesso, os moradores devem procurar a unidade mais próxima e agendar o serviço.

No entanto, caso ocorra necessidade de atendimento odontológico de urgência, o morador poderá ser atendido nas unidades de saúde ou nos Pronto-Atendimentos da Praia do Suá e São Pedro, sem agenda prévia. Os serviços de urgência caracterizam-se por processos agudos e infecciosos, traumatismo dentário, hemorragias, lesões com suspeita de câncer bucal, complicações pós-cirúrgicas e necessidades de intervenções estéticas urgentes.

O PA da Praia do Suá é referência municipal para o atendimento odontológico 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Centros de Especialidades

Para o atendimento especializado, a Prefeitura disponibiliza dois Centros de Especialidades: o de Vitória e o de São Pedro. Nesses espaços, são ofertadas especialidades de endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento de gengiva), cirurgia buço maxilo facial, biópsias, prótese odontológica total, ortodontia e radiografia odontológica. Também oferece atendimento a pessoas com necessidades especiais.

O acesso a esses serviços ocorre a partir do agendamento na unidade de saúde do bairro com o cirurgião dentista, que fará a avaliação e o encaminhamento.

Arquivo Secom PMV
ATendimento odontológico
Vitória foi primeiro lugar no Prêmio Brasil Sorridente em 2014

Pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde sobre as condições de saúde bucal da população brasileira coloca Vitória entre os menores índices de cárie do Brasil. O índice é feito a partir de crianças com até 12 anos. Enquanto a média no País é de 2,1 dentes com problemas de cáries, em Vitória esse número cai para 1,28.

Além disso, em 2014, Vitória recebeu do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Odontologia (CFO) o primeiro lugar no Prêmio Brasil Sorridente e, ainda, foi reconhecida pela International Academy of Oral Medicine and Toxicology’s (IAOMT), instituição ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), como a primeira cidade no Brasil a eliminar o uso de mercúrio em restaurações dentárias realizadas em rede pública de saúde.


Voltar ao topo da página