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Projetos inovadores destacam-se na cerimônia de encerramento Inova VIX
Publicada em 07/12/2023, às 15h45 | Atualizada em 07/12/2023, às 16h17
Por Bárbara Bueno Sá (barbara.saeira$4h064+pref.cdtiv.com.br), com edição de Andreza Lopes
Com a colaboração de Luis Oiveira
Um legado de excelência e criatividade na comunidade escolar. Essa é a marca do Programa Municipal de Iniciação Científica para Professores e Bolsistas Júnior (Pibic Jr) de Vitória, que encerrou sua edição de 2023 nesta quinta-feira (7).
A cerimônia de encerramento contou a apresentação dos 10 projetos selecionados, cada um composto por um orientador e cinco estudantes e com a entrega de 60 certificados. Os trabalhos abordaram temas variados, demonstrando a versatilidade e a inovação dos participantes.
O Pibic Jr, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) e o Fundo Municipal de Apoio à Ciência e Tecnologia (Facitec), tem como objetivo conceder bolsas a professores orientadores e bolsistas júnior, estudantes da rede municipal de ensino de Vitória, matriculados do 6º ao 9º ano ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA), para o desenvolvimento de projetos de pesquisa com caráter investigativo. Neste ano, o tema escolhido foi "Gamificação e Robótica no Município de Vitória".
O Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, esteve presente na cerimônia e falou sobre a importância que esses projetos tem. "Vitória é a segunda cidade mais inovadora do Brasil, sendo a primeira capital nesse quesito. O objetivo é unir a cidade, promover o desenvolvimento sustentável e preservar as culturas tradicionais, ao mesmo tempo em que reconhece a necessidade de potencializar esses aspectos com o uso da tecnologia", disse.
Pazolini destacou a importância de cada criança e adulto presentes. "Cada criança que está aqui hoje, cada adulto da EJA, a cidade reconhece o trabalho de vocês e se curva para entender essa transformação social e para ver a potência que nós temos em cada uma das 103 escolas da nossa rede, com quase 45 mil estudantes", completou.
Marcus Gregório, Diretor Presidente da CDTIV, ressaltou a diversidade e qualidade dos projetos, e o comprometimento dos estudantes em contribuir nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. " O PIBIC JR, ao longo de sua trajetória, tem se consolidado como um catalisador do conhecimento científico e do potencial criativo dos estudantes da rede municipal de ensino de Vitória. O desenvolvimento do futuro da cidade está sendo construído agora, por esses estudantes. Vitória é protagonista em educação, em ciência e em tecnologia e nós vamos transformar a cidade por meio de vocês. No ano que vem serão mais jovens que vão poder participar de cada projeto e aprender quanto ciência e inovação é importante para o futuro da nossa cidade", concluiu.
Lego
Além disso, o evento Inova Vix destacou os projetos incríveis desenvolvidos pelas crianças e estudantes da rede municipal de ensino nas categorias FIRST® LEGO® League Discover (crianças de 3 a 6 anos) e LEGO® League Explore (crianças de 6 a 10 anos). As apresentações, provenientes do edital da Lego, proporcionaram uma experiência lúdica de exploração de conceitos científicos e tecnológicos, evidenciando a participação ativa das crianças no desenvolvimento da cidade.
Assim, as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Silvanete da Silva Rosa Rocha; do Cmei TI Álvaro Fernandes Lima; do Cmei TI Maria Goretti Coutinho Cosme e do Cmei Marlene Orlande Simonetti, se espalharam pelo evento com estações que trouxeram um pouco do grande aprendizado vivenciado pelos pequenos dentro do projeto. Inclusive, as próprias crianças apresentavam o projeto para quem passava pela estação, com muita desenvoltura e entusiasmo.
As Escolas Municipais de Ensino Fundametal (Emef) também marcaram presença, com estações da Emef Juscelino Kubitschek de Oliveira e da Emef em Tempo Integral (Emef TI) Izaura Marques da Silva, compartilhando suas ideias e experiências em um belo movimento de integração entre os estudantes, comunidade, visitantes e crianças.
A secretária de educação, Juliana Rohsner destacou a importância da cultura maker, do pensamento computacional e da robótica já inseridos na educação de Vitória, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). " As crianças e estudantes não são o futuro, eles já são o hoje, eles já estão pensando, desenvolvendo, produzindo e contribuindo para o desenvolvimento da nossa cidade. Nessa perspectiva nós temos buscado, enquanto educadores, encontrar as formas de pavimentar esse caminho. É uma construção coletiva, entre rede de ensino, crianças e estudantes. Os projetos desenvolvidos e apresentados aqui hoje estão incríveis", concluiu a secretária.
Projetos
1 - Emef Rita de Cássia Oliveira
Projeto: Cultivando Sabedoria: Gamificação na Horta Escolar e Competição Pela Alimentação Saudável
2 - Emef EJA Prof. Admardo Serafim de Oliveira
Projeto: Conhecer para preservar a riqueza do nosso quintal: nosso querido manguezal
3 - Escola de Inovação / Centro de Ciência, Educação e Cultura (EI / CCEC)
Projeto: A Escola de Inovação de Vitória, ES: Robótica, fabricação digital e metodologias ativas (Re)inventando a Educação
4 - Emef Eber Louzada Zippinott
Projeto: Robótica: uma metodologia ativa
5 - Emef EJA Prof. Admardo Serafim de Oliveira
Projeto: Do lixo a sustentabilidade socioambiental: utilização da Cultura Maker e da Robótica Sustentável como estratégia para a elaboração de uma maquete de um condomínio de casas populares no município de Vitória
6 - Emef TI Izaura Marques da Silva
Projeto: A robótica sustentável
7 - Emef Eber Louzada Zippinotti
Projeto: ECO JOGO - Escola Sustentável em construção
8 - Emef Edna de Mattos Siqueira Gáudio
Projeto: Programando ideias: a idealização, prototipagem e desenvolvimento de um robô autônomo por estudantes da rede pública de Vitória
9 - EMEF Padre Anchieta
Projeto: PANapp: aplicação de metodologias ativas para o ensino-aprendizagem da lógica de programação através da Programação Visual em Blocos
10 - Emef Marieta Escobar
Projeto: aRAPiando (arrepiando) na Língua Portuguesa: uma gamificação de abordagens linguísticas, gramaticais e discursivas nos textos de rappers brasileiros.
Ampliação em 2024
Para o próximo ano, foi anunciado que o número de bolsas de iniciação científica será expandido de 50 para 80, para garantir mais oportunidades valiosas aos estudantes do 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa ampliação não apenas fortalecerá o compromisso da gestão com a educação, mas também abrirá portas para um grupo mais diversificado de aprendizes.
Além disso, a temática escolhida para nortear essas bolsas promete despertar o interesse e a curiosidade de todos os participantes: "Como a Inteligência Artificial (IA) pode moldar o futuro de Vitória?". A proposta é explorar de maneira instigante e inovadora os caminhos pelos quais a IA pode contribuir para melhorar nossa sociedade, economia e cotidiano.