Notícias
Profissionais passam por formação para evitar acidentes nas escolas
Publicada em 04/02/2022, às 17h10
Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Luís Oliveira
Diminuir e prevenir acidentes envolvendo crianças e adolescentes no cotidiano escolar, além de capacitar profissionais da Educação para primeiros socorros. Esse é o objetivo de uma formação promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES). Serão cinco encontros presenciais ao longo deste mês, com duração de 4 horas.
O primeiro encontro foi realizado no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rubem Braga, no bairro Monte Belo. A palestra foi ministrada pelo Tenente Coronel Wagner Borges. Foram abordados temas como primeiros socorros, desengasgo de bebês e crianças, ressuscitação cardiopulmonar, intoxicação, queimaduras e plano de abandono no espaço da escola.
"A escola é uma extensão da casa de cada estudante, por isso é fundamental levarmos esse treinamento para professores, profissionais das escolas e toda a comunidade escolar, ensinando as noções do que fazer e também do que não fazer, para que o município de Vitória tenha um índice baixo de acidentes domésticos e escolares", destacou o Tenente Coronel Wagner Borges.
Segurança na escola
A diretora do Cmei, Ludmyla Nascimento, ressalta que a formação foi um movimento fundamental para que os profissionais se sintam seguros e preparados para agir em casos de acidentes.
"A formação é fundamental para que possamos atuar com maior segurança caso ocorra algum imprevisto em nosso espaço escolar, com maior clareza no que devemos fazer e como devemos fazer nesses casos. O importante é que sejamos profissionais seguros nesses momentos, sabendo o que devemos fazer em cada caso, e a capacitação foi fundamental para isso", pontuou ela.
Profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e assistentes de Educação Infantil (AEI) também já passaram pela formação ontem, no auditório da Secretaria de Educação, e nesta sexta-feira (4), no auditório do Polo UaB Vitória, respectivamente.
Público-alvo
A formação envolverá mais de 1,3 mil profissionais das 102 unidades de ensino de Vitória, dentre eles pedagogos, coordenadores, professores de educação física e assistentes de educação infantil, da educação infantil, do ensino fundamental e da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Veja o as próximas datas
- 15/02: Coordenadores de Turno que atuam na Educação Infantil
- 17/02: Professores de Educação Física que atuam no Ensino Fundamental e pedagogos que atuam na Educação Infantil