Notícias
Profissionais da Educação e Guarda têm treinamento sobre segurança nas escolas
Publicada em 14/06/2023, às 17h35
Por Mariana Santos, com edição de Andreza Lopes
Com o objetivo de capacitar os agentes da Guarda Municipal de Vitória (GCMV) e os diretores das unidades de ensino da capital, e garantir ainda mais tranquilidade aos profissionais e estudantes da rede municipal, foi realizado, nesta quarta-feira (14), o treinamento com o tema "Segurança nas Escolas". Os profissionais foram orientados pelo palestrante Marcelo Bini, investigador federal nos Estados Unidos e atuante nas investigações, programas de prevenção e reação em situações com agressores.
Apresentação do cenário, a importância dos protocolos de ação, dados de pesquisas e estudos feitos a respeito de casos de ataques a escolas foram alguns dos temas apresentados.
"São casos sempre muito complexos, sobretudo porque quem está mais próximo de uma ocorrência dessa são profissionais da Educação. Não é um tema agradável, mas nós temos condições de nos preparar para atuar melhor, caso alguma situação inesperada aconteça. Já conseguimos, por exemplo, falar sobre comportamentos preocupantes que podem ser observados dentro das escolas", destacou o palestrante.
Durante o curso, Marcelo Bini apresentou detalhes de como os casos ocorrem nos Estados Unidos, além dos protocolos que são utilizados. Nesta quinta-feira (15), os agentes da GCMV terão um treinamento prático, que será realizado em escolas da rede de ensino.
"Nesta segunda etapa do curso, os guardas vão aprender a fazer controle de hemorragia, como realizar as entradas nas escolas, o protocolo de gerenciamento de crise e colocar tudo o que foi ministrado na palestra em prática", contou Mayconn Andrade, diretor comercial do treinamento.
Investimento em segurança
O curso é uma evolução da Guarda Municipal de Vitória, que vem investindo em treinamentos para otimizar a segurança no ambiente escolar.
"O objetivo é capacitar os agentes da Guarda para lidarem com situações de violência nas escolas, sendo da melhor forma para que tenha uma reação rápida e que a gente possa salvar vidas", pontuou o secretário de Segurança Urbana, Amarilio Boni.
"A Secretaria Municipal de Segurança Urbana vem investindo em treinamentos para otimizar a segurança no ambiente escolar. A capacitação do efetivo visa garantir proteção, segurança e o bem-estar de seus alunos, professores e colaboradores, pois, para construir um ambiente seguro em uma escola, é fundamental ir além das medidas físicas de segurança. A Guarda Municipal de Vitória segue atuando com o objetivo de garantir que a escola continue sendo um ambiente onde todos sintam-se protegidos e resguardados", disse Dayse Barbosa Mattos, subsecretária da Guarda Civil Municipal.
Diretores de escolas
Entender o cenário, a importância dos protocolos de ação, apresentando dados de pesquisas e estudos feitos a respeito de casos de ataques a escolas. O investigador Marcelo Bini promoveu, durante a manhã, uma formação para diretores das unidades de ensino de Vitória com o tema "Segurança nas Escolas".
"São casos sempre muito complexos, sobretudo porque quem está mais próximo de uma ocorrência dessa são profissionais da Educação. Não é um tema agradável, mas nós temos condições de nos preparar para atuar melhor, caso alguma situação inesperada aconteça. Nós já temos condições, por exemplo, de falar sobre comportamentos preocupantes que podem ser observados dentro das escolas, como uma queda brusca de rendimento de um estudante, agressividade, uma redação com termos violentos, desenhos. Mas sempre entendendo que o que leva uma pessoa a ser um agressor ativo são diversos motivos", destacou o palestrante.
Durante a formação, ele apresentou detalhes de como os casos ocorridos nos Estados Unidos foram mudando protocolos de ação de forças de segurança, mas também dentro das unidades de ensino. Como exemplo do que deu certo, o especialista citou, por exemplo, o fortalecimento dos grêmios estudantis, em que os próprios estudantes assumem o protagonismo e promovem ações de conscientização contra o bullying, por exemplo. Entre as ações que não são eficazes, Bini destacou o uso de aparelhos detectores de metal nas escolas.
A formação foi ofertada aos profissionais pela Secretaria de Segurança Urbana de Vitória (Semsu). "Agradeço ao nosso palestrante pela presença. Esse é um momento de reflexão importante. Não podemos deixar no esquecimento a questão dos ataques contra escolas. Essa é uma palestra muito atual. A Secretária de Segurança está sempre pronta a apoiar a Secretária de Educação. Estamos caminhando juntos", pontuou o secretário de Segurança, Amarilio Boni.
À frente da pasta da Educação, Juliana Rohsner ressaltou o trabalho intersetorial que vem sendo realizado em Vitória, entendendo a questão da segurança nas unidades de ensino como um desafio que deve ser cuidado por muitos agentes.
"Nós temos um encontro semanal de alinhamento com os nossos diretores. As pessoas que estão aqui hoje são os nossos diretores, quem está na nossa linha de frente. E a gente precisa ter protocolos, saber como agir em uma situação desafiadora para a escola. É possível errar menos. Essa é uma pauta muito esperada por nós. Agradecemos a parceria com a Guarda Municipal de Vitória, o suporte de vocês é fundamental. A gente acredita em um trabalho em três eixos, a parte estrutural, fazendo intervenções físicas, com o auxílio da Semsu. O segundo é essa parceria interssetorial com a Segurança, com a Saúde, com a Assistência Social, e a Cidadania. O terceiro eixo é nosso, da Educação, que é a promoção da cultura de paz nas unidades de ensino", detalhou a gestora.