Notícias

Odomodê exibe filme em São Benedito para discutir preconceito racial

Publicada em 26/06/2018, às 13h40

Por Josué de Oliveira, com edição de SEGOV/SUB-COM


Imagem divulgação
Xadrez das cores
Filme evidencia uma relação trágica entre a empregada doméstica Cida, mulher negra, e a patroa, Maria, mulher branca

O Núcleo Afro Odomodê apresenta, nesta terça-feira (26), o Cine Afro Odomodê, a partir das 18 horas, para turmas de Educação para Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Paulo Roberto Vieira Gomes, em São Benedito.

O filme escolhido foi "Xadrez das Cores", que vai ser exibido no Serviço de Engajamento Comunitário (Secri), na rua Alameda Agenor Caetano.

O filme, que recebeu diversos prêmios em 2004, fala da discriminação social e racial. O autor usa as peças de xadrez, das cores branco e preto, para evidenciar uma relação trágica entre a empregada doméstica Cida, mulher negra, e a patroa, Maria, mulher branca.

Diálogos

O evento é uma das atividades do eixo "Diálogos Odomodê", que consiste em sensibilizar e mobilizar os jovens, bem como o público em geral, para as questões de combate às desigualdades racial e social.

Ao final do filme, haverá um momento de troca de ideias com o intuito de levar à reflexão do quanto as histórias dos personagens podem ser semelhantes às dos espectadores.

Serviço
Cine Afro Odomodê -  Filme "Xadrez das Cores"
Quando: terça-feira (27), às 18 horas
Local: Secri - rua Alameda Agenor Caetano, 11, São Benedito

Voltar ao topo da página