Notícias
OCentroTemSóVem: campanha para valorizar o Centro de Vitória é lançada nesta terça (20)
Publicada em 21/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 21/05/2025, às 11h56
Por Gislaine de Assis Santos (gasantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
O Centro de Vitória é uma potência cultural e histórica que guarda as memórias mais valiosas da capital. Essa foi a ideia central compartilhada por todos os representantes presentes no lançamento da campanha #OCentroTemSóVem, realizado nesta terça-feira (20), no Teatro Sesc Glória.
A campanha é fruto de um esforço coletivo para potencializar a região do Centro, promovendo um maior fluxo de moradores, turistas e empreendedores. O objetivo é redescobrir e ressignificar o Centro de Vitória, valorizando sua história, cultura, comércio e espaços simbólicos. A iniciativa busca estabelecer um conceito forte e unificador que reforce a identidade local e engaje a população de forma contínua.
"A grande pergunta é: o que o Centro tem? Diante disso, estamos lançando uma identidade visual para o Centro de Vitória, que seja marcante e reconhecida. A ideia é incentivar o comércio, fortalecer os empreendedores da região, estimular o turismo interno e ampliar o fluxo de visitantes", destacou Fernando Lisboa, diretor executivo da Prósper Comunicação.
A vice-prefeita de Vitória, Cris Samorini, também participou do evento, ao lado de representantes de associações de moradores, diretores, conselheiros, gerentes, empreendedores e superintendentes. Durante sua participação ela reforçou o compromisso da gestão com o desenvolvimento do território.
"Vamos avançar bastante com uma construção colaborativa voltada para a transformação do Centro. Este lugar faz parte da minha história, da trajetória da minha família. Nesta sexta-feira, daremos início a um novo planejamento estratégico da Prefeitura de Vitória, com foco no Centro da cidade. O objetivo é promover habitação adequada, geração de empregos e inserção de tecnologia", afirmou Samorini.
Durante o encontro, foi destacada a importância da união entre instituições públicas, privadas e lideranças locais para garantir a revitalização do Centro de forma integrada e sustentável.
"A governança instalada reúne instituições e pessoas engajadas em recuperar o Centro, com foco na gastronomia, cultura, patrimônio e turismo. A proposta é contínua, com ações permanentes que envolvem eventos, escolas, comércio e projetos. A transformação acontece por meio das pessoas, que simbolizam essa nova fase de articulação e compromisso com a revitalização do Centro de Vitória", disse Silvia de Paula, gerente adjunta da Regional Metropolitana do Sebrae.
Festival Gastronomia dá Samba
Durante o evento, foi apresentado o Festival Gastronomia dá Samba, promovido pelo Instituto Panela de Barro com apoio da Prefeitura de Vitória. Previsto para acontecer entre os dias 18 e 20 de julho, o festival promete unir boa música e o melhor da gastronomia de boteco.
Serão três dias de experiências culturais e gastronômicas, com música ao vivo, 15 botecos convidados com pratos típicos, espaços temáticos e sensoriais, além de intervenções artísticas e culturais. O público poderá curtir rodas de samba e shows.
"Mais do que um evento gastronômico, o festival será um espaço de valorização da cultura popular capixaba, de reforço ao protagonismo do Centro de Vitória e de geração de oportunidades para empreendedores locais", disse Alessandro Eller, Presidente Instituto Panela de Barro.
A proposta inclui maior visibilidade para marcas participantes, engajamento direto com o público, ativações criativas e experiências imersivas, promovendo conexões entre a cidade, seus moradores e visitantes.