Notícias

Período de defeso do robalo começa no sábado

Publicada em 27/04/2021, às 15h42

Por Felipe Mansur, com edição de Matheus Thebaldi


  • Vida na água

Divulgação Semmam
Defeso do robalo
Período de defeso do robalo (1º de maio a 30 de junho) visa à proteção das espécies durante o período de reprodução (ampliar)

O período anual de defeso do robalo, robalo branco e camurim (barriga mole) no litoral e em águas interiores do Espírito Santo tem início no próximo sábado (1º de maio) e vai até o dia 30 de junho. 

Nesse período, fica proibida a pesca dessas três espécies com qualquer tipo de petrecho de pesca, de acordo com a Instrução Normativa do Ibama Nº 10, de 27 de abril de 2009.

Durante o defeso, ficam vedados, ainda, o transporte, a estocagem, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização de qualquer volume de robalo das espécies proibidas, sem a comprovação de origem do produto.

A Instrução Normativa proíbe, também, no período de 1º de maio a 31 de agosto, a realização de competições de pesca que tenham como alvo o robalo.

"A medida é importante para o meio ambiente, mas também para as comunidades, considerando que a época de reprodução visa repor os estoques pesqueiros do nosso litoral. O robalo é espécie importante na nossa culinária, sustento de muitas famílias, daí a importância do cuidado nesse período", destaca o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger.

O período de defeso do robalo visa à proteção das espécies durante o período de reprodução. A multa para quem for flagrado cometendo crime ambiental pode variar de R$ 700 a R$ 100 mil.


Voltar ao topo da página