Notícias

Monitoramento da coleta de lixo pelo sistema GPS agiliza o serviço na capital

Publicada em 16/05/2013, às 15h06

Por Nelly Blanco (nebsilvaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Videomonitoramento Semse
Videomonitoramento dos caminhões de lixo
Sistema GPS permite localizar os caminhões durante o serviço de coleta de lixo
Videomonitoramento Semse
Videomonitoramento dos caminhões de lixo
Tecnologia aponta qual caminhão está em operação de coleta e em que velocidade trafega

Os caminhões de lixo da coleta domiciliar e hospitalar em Vitória são monitorados por meio da tecnologia GPS (Global Positioning System - Sistema de Posicionamento Global) durante 24 horas por dia.

Com esse sistema, é possível observar em tempo real a posição e a localização dos caminhões no mapa da cidade, a velocidade em que estão trafegando e qual caminhão está em operação de coleta.

"Diariamente, há registro do roteiro dos 12 caminhões e de quanto tempo ficaram em cada lugar. Dessa maneira, é possível identificar todos os horários de coleta do lixo e se realmente todas as rotas estão sendo cumpridas", explicou o secretário municipal de Serviços, Alex Mariano.

Implantado em 2010, o sistema de monitoramento tem como objetivo melhorar a gestão do serviço, facilitando o planejamento, o controle e a fiscalização dos caminhões. Ele melhora a qualidade da coleta de lixo e o monitoramento do horário. A partir do momento em que as informações chegam de maneira rápida, é possível que a correção dos problemas seja feita com mais agilidade.

Horário de coleta

Na capital, é possível saber o horário de coleta do lixo domiciliar de cada bairro para que os resíduos não fiquem depositados nas vias fora do horário do recolhimento. "É preciso conscientização das pessoas. O ideal é que o lixo seja colocado para recolhimento uma hora antes da coleta, pois evita que pessoas ou animais mexam nas sacolas e sujem o local", explicou Alex Mariano.

O portal da Prefeitura de Vitória disponibiliza aqui a pesquisa do horário de coleta do lixo domiciliar por bairro. Na capital, só de janeiro a maio deste ano, foram recolhidas cerca de 40 mil toneladas de lixo domiciliar com a coleta feita pelos caminhões compactadores. Já em mutirões, foram retiradas 11.736 toneladas de lixo das vias.

Carlos Antolini
Recolhimento lixo
Garis recolhem o lixo e jogam nos caminhões compactadores em horários pré-determinados
Carlos Antolini
Limpeza na Praia de Camburi
Trabalho dos garis ajuda a manter a cidade mais limpa e organizada

Voltar ao topo da página