Notícias

Mutirão contra o mosquito da dengue: conscientização para vencer esse desafio

Publicada em 25/03/2023, às 13h45 | Atualizada em 25/03/2023, às 15h05

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Jucilene Borges


  • Saúde e bem-estar

André Sobral
Mutirão Dengue
Combate à dengue com mutirão neste sábado (25) (ampliar)
Leonardo Duarte
Mutirão Dengue
Combate à dengue com mutirão neste sábado (25) (ampliar)

Você já sabe, mas é sempre bom reforçar: prevenir a dengue é um compromisso de todo mundo! Manter caixas d'água, tonéis e cisternas limpos e fechados; não utilizar pratinhos em vasos de planta; limpar bem as calhas e não deixar água acumular na laje; usar tela nos ralos de casa ou aquele modelo "abre e fecha", deixando fechado quando não estiver usando; lave sempre a vasilha de água do seu animal de estimação; descarte o lixo corretamente e armazene garrafas e pneus de forma que não cumulem água.

Essas foram algumas das orientações que os agentes de combate às endemias e agentes comunitários de Saúde levaram à população de Itararé, São Benedito e bairro Da Penha no mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, realizado neste sábado (25), em conjunto com equipe de limpeza e Central de Serviços.

Ao todo, foram 674 visitas a imóveis realizadas, 160 depósitos tratados e oito caixas d'água cobertas.

"Nós infelizmente verificamos o aumento dos casos de dengue em Vitoria. A partir desse cenário, a prefeitura mapeou ações e vem executando para que esses números sejam revertidos porque nós queremos preservar a vida das pessoas. Os mutirões são intensificados aos fins de semana e estamos utilizando até mesmo drones para identificar caixas d'água abertas, água parada em calhas, telhados, aí os nossos agentes vão a campo orientar, indicar e colocar tela nessas caixas d'água para evitar a proliferação do mosquito. Temos ações da Central de Serviços e da Secretaria de Saúde, mas é bom ressaltar que 80% dos casos têm origem dentro das casas das pessoas, então é fundamental que as pessoas façam a parte delas", destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Os profissionais tanto da Saúde quanto da Limpeza estiveram nos bairros recolhendo entulhos e lixo deixados nas calçadas, explicando à população sobre principais formas de combater o mosquito e orientando a respeito dos sintomas da dengue.

"Essa já é a terceira ação que fazemos do combate à dengue. Nosso objetivo é proteger a população, salvar vidas. Os agentes são nosso cartão de visita junto às pessoas. Fico muito feliz de iniciar a manhã com vocês, muito obrigada. A importância desse trabalho, que também é educacional, é muito grande", ressaltou a subsecretária de Atenção à Saúde, Fabrícia Forza.

Ações

Desde o início da gestão, o trabalho de combate ao mosquito foi intensificado na capital. Entre as principais ações de rotina diária estão as vistorias e controle de larvas nos charcos, áreas alagadas, vistoria e controle de larvas em bueiros e pequenos criadouros, telagem das caixas d'água, controle de larvas em obras e carro fumacê.

Vitória também realiza visitas domiciliares e ações educativas em escolas, praças, feiras e diversos espaços públicos para orientar e alertar as pessoas sobre o combate ao Aedes aegypti. A população também pode contribuir para o controle de mosquitos escolhendo um dia da semana para eliminar focos de mosquitos em sua residência ou trabalho, uma vez que 80% dos focos dos mosquitos estão dentro das residências.

Fumacê

Diariamente a PMV realiza aplicação de inseticidas, por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), equipamento da Secretaria de Saúde (Semus), que atua em várias frentes para evitar a proliferação dos insetos. As equipes percorrem os bairros da capital com a aplicação espacial de inseticida, Carro Fumacê e aplicação de termonebulização portátil nos becos e escadarias.


Voltar ao topo da página