Notícias

Mostra de fotos e debates para homenagear mulheres negras

Publicada em 25/07/2018, às 09h57 | Atualizada em 25/07/2018, às 15h47

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Mulheres negras
Mulheres negras fizeram ensaio fotográfico na Casa do Cidadão

Uma exposição com mulheres negras que se destacam em diversas áreas da sociedade e um debate sobre empoderamento. Essas ações marcam o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha em Vitória, que é lembrado nesta quarta-feira (25).

A iniciativa é uma realização da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), por meio da Coordenação de Políticas para a População Negra.

As mulheres que fizeram parte do ensaio fotográfico foram escolhidas pelos conselhos municipais de Juventude, Mulher, Negro e Direitos Humanos. Elas representam lideranças sociais em diversas áreas, como saúde, educação e juventude. As fotos foram tiradas no Centro Integrado de Cidadania (CIC) Zumbi dos Palmares, mais conhecido como Casa do Cidadão, em Itararé.

  • Veja a galeria de fotos aqui

Visibilidade

A estudante Rayla Correa Santos, uma das participantes da iniciativa, destacou que a homenagem é muito importante para dar uma visibilidade maior para as mulheres negras. 

"Cada passo que estamos dando é uma conquista, uma vitória. E a nossa expectativa é de que no ano que vem a homenagem possa crescer ainda mais. Este é um dia de levantar a bandeira mais do que a gente já levanta todos os dias".

A advogada Patrícia Santos da Silva reforça que a valorização da sociedade em relação à mulher negra deve ser diária. "Mas iniciativas como essas são extremamente importantes e não podemos deixar de aplaudir", destacou.

Debate

Também nesta quarta-feira (25), será realizada uma edição especial do projeto Obirin, que é um grupo de estudos e empoderamento da mulher negra.

No espaço, haverá debate sobre a participação da mulher negra no mercado de trabalho, do seu papel na sociedade e também questões de enfrentamento ao racismo. O encontro terá a presença da mestre em Educação Heloisa Carvalho, da poetisa Suely Bispo e do cantor Romero. Será às 18 horas, na Varal Agência de Comunicação, em Itararé.

Desigualdade

Divulgação Semcid
Mulheres negras
Homenageadas representam lideranças sociais em diversas áreas, como saúde, educação e juventude

A assessora técnica da Coordenação de Políticas para a População Negra Drica Monteiro lembrou a história que serviu como base para a oficialização do Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.

Segundo ela, embora tenha se passado muito tempo, hoje as mulheres ainda enfrentam preconceito no dia a dia, como diferenciação de salário em relação ao homem e a mulheres brancas.

"Ainda estamos na base da pirâmide social. Somos a maioria da população, mas ainda não temos oportunidades nos espaços. Esse é um dia para comemorar, mas também de luta, de mostrar quem nós somos. A cara do Brasil é preta", disse.

Saiba mais

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, foi
instituído em 1992 no I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, para dar visibilidade e reconhecimento à presença e à luta das mulheres negras nesse continente.

Em Vitória, o Dia Municipal da Mulher Negra foi instituído pela lei municipal nº 8.231/2012.


Voltar ao topo da página