Notícias
Moradores avaliam serviços de saúde de Vitória como "muito bons"
Publicada em 13/06/2018, às 08h02
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

No mês de maio, os usuários dos serviços de saúde de Vitória consideraram muito boa toda a rede pública de saúde da capital. A avaliação foi realizada por meio de torpedos contendo notas que qualificaram os serviços. A média para toda a rede de saúde de Vitória foi de 8,66, o que representa o conceito “muito bom”. Veja o relatório completo.
A nota média dada pelos moradores às unidades de saúde ficou em 8,93, sendo que 12 obtiveram notas acima desse valor, com conceitos "ótimo ou excelente".
O destaque de maio é a unidade de Santa Luiza, que ficou com a melhor avaliação: 9,37. As outras 11 unidades com notas acima da média foram: Andorinhas, Praia do Suá, Fonte Grande, Jardim da Penha, Vitória, Maruípe, Itararé, Jesus de Nazareth, Bairro do Quadro, Bonfim e Forte São João.
Para a diretora da US Santa Luiza, Rebeca Bittencourt de Araújo, esse resultado é fruto do comprometimento da equipe em tornar o serviço mais humanizado.
"Mesmo com o aumento da busca pelos serviços de saúde, trabalhamos para garantir a qualidade no atendimento e no acolhimento das pessoas. Também buscamos a excelência dos serviços por meio do aprimoramento dos fluxos e dos processos de trabalho, de maneira que a população encontre o atendimento de qualidade que ela merece", explicou Rebeca.
PA
Além das unidades de saúde, os munícipes também avaliaram os serviços ofertados nos Pronto-Atendimentos (PA) e nos Centros Municipais de Especialidades (CME). Em maio, o PA da Praia do Suá recebeu nota 7,53 e o de São Pedro, 7,40. Já os CME´s ficaram com a média 9,37.
Qualidade dos serviços
Para a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, o sistema de avaliação por SMS é uma ótima forma de receber o retorno dos cidadãos quanto à qualidade nos serviços prestados na rede municipal. "Trabalhamos buscando oferecer um serviço de excelência para a população e, por meio da tecnologia, podemos nos aproximar mais das pessoas que utilizam nossas unidades e entender melhor suas demandas".
Sistema
Para garantir a qualidade dos serviços da rede municipal de saúde, a Prefeitura de Vitória disponibiliza aos usuários o Sistema de Avaliação de Atendimento por SMS. O objetivo é conhecer a opinião dos pacientes em relação aos serviços e atendimentos prestados na capital.
Ele permite ao usuário avaliar quantitativa e qualitativamente todos os atendimentos de saúde e, a partir dessas notas, a Semus identifica possíveis problemas e adota medidas de correção para a melhoria da gestão dos serviços.
Por isso, 24 horas após os atendimentos, o usuário recebe no celular um torpedo para avaliá-los com uma nota ou qualificá-los em forma de texto.