Notícias
Máscaras de Bali inspiram atores capixabas da peça "Partituras"
Publicada em 16/10/2012, às 11h26
Por Janete Carvalho, com edição de Matheus Thebaldi

O Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória teve uma programação recheada nesta segunda-feira (15). A peça "Partituras", do grupo Rerigtiba, de Anchieta, fez uma apresentação única no Theatro Carlos Gomes. Com 20 anos de existência, essa foi a primeira vez que o grupo participou do evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
A peça é resultado de um processo de pesquisa e, entre as técnicas utilizadas, a que mais se destaca é o uso de máscaras de Bali (ilha da Indonésia), em que a lua aparece como tema central nas cenas que falam de variados sentimentos transmitidos pelas mudanças das estações à maioria das pessoas. Ao som de Luar do Sertão, de Luiz Gonzaga, começam a se desenvolver cenas em que os atores vão surpreendendo o público com o uso de 11 máscaras.
"A lua cheia é perfeita para sonhos proféticos, para beijo na boca e também para o lobisomem. Já a lua crescente é boa para aumentar os desejos...", diziam alguns trechos da peça sobre a influência da lua na vida dos seres humanos.
Em 50 minutos, os sete atores vão mostrando ao público cenas que lembram o amor, a saudade, a alegria, a despedida e como a lua pode ser instrumento para poetas, trovadores, seresteiros e músicos.

Projetos
Segundo a diretora do Grupo de Teatro Rerigtiba (significa lugar de muitas conchas), Telma Amaral, tudo é conduzido com muita delicadeza. "Há dois anos, o espetáculo vem sendo apresentado em Anchieta e no Espírito Santo. Em 2013, há projetos para levar 'Partituras' para o Rio de Janeiro e Belo Horizonte e outras cidades", destacou.
Ela ressaltou ainda que a diretora da peça, Fabiana Melo Souza (neta do autor), era do Teatro de Soleil, da França, onde conheceu e propôs o uso das máscaras esculpidas artesanalmente para os trabalhos do Rerigtiba de Anchieta. Foram mais de 200 horas de dinâmicas que resultaram no sucesso apresentado em Vitória em 2012.
Para prestigiar a peça, a professora de teatro do Centro Cultural de Anchieta, Nieve Matos, viajou com um grupo de 40 estudantes para conhecer o Festival. A estudante de 13 anos Hellen Rodrigues estava encantada com o Theatro Carlos Gomes e animada com as próximas atividades das aulas de teatro que vão falar sobre o espetáculo visto em Vitória.
O Festival Nacional de Teatro prossegue até este domingo (21). Veja a programação.