Notícias

Mar e música inspiram intervenção do projeto A Arte é Nossa nas paredes da Fames

Publicada em 17/12/2014, às 15h52

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Fernanda Bellumat
Arte é Nossa na parede da Faculdade de Música
Intervenção urbana do projeto "A Arte é Nossa" dá nova cara ao muro da Fames
Fernanda Bellumat
Arte é Nossa na parede da Faculdade de Música
Painel vai juntar peixes, instrumentos e mar nos paredões da Fames

O mar que banha Vitória em toda a sua extensão e a música produzida na cidade estão juntos na mais nova intervenção artístico-urbana do projeto "A Arte é Nossa". Depois dos muros da Fábrica de Ideias e do estacionamento do Ministério da Fazenda, as cores e formas do grafite tomam conta das paredes da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

"Essa ação é mais uma intervenção artística que conta com a interação do grafite com o universo da faculdade, a música, incluindo elementos da nossa cultura", afirmou a coordenadora do projeto A Arte é Nossa, Fernanda Bellumat.

O desenho é assinado pelo artista Ficore e está sendo feito em etapas. A primeira parte foi batizada de "Cardume de Cordas", em referência à baía de Vitória e aos instrumentos musicais, como o violão e o violoncelo. A ideia de retratar a música nas paredes externas da Fames surgiu a partir de uma série de reuniões entre a diretoria da faculdade, a equipe do "A Arte é Nossa" e o artista.

"Como em todas as ações do 'A Arte é Nossa', a temática escolhida tem sempre uma ligação do local onde a intervenção será executada com a cidade, e as ideias surgem a partir de um diálogo entre a equipe do projeto e o artista", disse Fernanda.

Depois do tema escolhido, o artista Ficore precisou encontrar um caminho para unir seu DNA artístico à proposta da equipe. "O desafio foi atrelar meu trabalho autoral a essa temática", explicou Ficore, que vai juntar peixes, instrumentos e mar nos paredões da Fames através do seu traço geométrico, que flerta com o abstrato e o figurativo, em uma "grande miscelânea de estilos".

"A proposta é transmitir a ideia da música nesse painel inteiro de modo que eu consiga inserir o máximo de instrumentos possíveis, relacionar a poesia, que faz parte da música, com toda essa atmosfera musical. A escolha de trabalhar com os peixes se fez primeiramente por estar perto do mar. Eu quis trazer um pouco dessa atmosfera e do que é este espaço e fortalecer a memória do local".

Galeria de arte a céu aberto

Transformar a cidade em uma galeria de arte a céu aberto, colorindo o dia a dia dos moradores, além de democratizar e popularizar a produção artística local. Essa é a proposta do projeto "A Arte é Nossa", uma ação da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) que pretende humanizar os espaços públicos e imprimir a arte no cotidiano de cada cidadão, através de intervenções artístico-urbanas em espaços públicos, como o grafite, a arte mural, a arte relevo e a pintura.

"Trabalhamos para devolver os espaços públicos de Vitória aos seus moradores e para reforçar a vocação da cultura como elemento de transformação das cidades. O projeto 'A Arte é Nossa' realiza intervenções artístico-urbanas em muros da capital, em suportes diversos, com o objetivo de humanizar os espaços públicos, democratizar a produção artística, valorizar a arte urbana e deixar a cidade mais viva", disse a secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas.

"O trabalho no muro da Fames dá as boas-vindas a quem passa pelo corredor cultural do Centro de Vitória, que inclui a Casa Porto das Artes Plásticas e a Escola de Teatro e Dança Fafi, o muro que recupera o trajeto dos antigos bondes da capital, o Theatro Carlos Gomes, o Centro Cultural Glória e o Museu de Arte do Espírito Santo", afirmou a secretária.

André Sobral
Grafite Fabrica de Ideias
Fábrica de Ideias também recebeu o grafite do projeto A Arte é Nossa
Yuri Barichivich
Muro Arte é Nossa
Intervenção reproduz caminhos do bonde no Centro Histórico

Edital Arte é Nossa

Com a intenção de ampliar o número de artistas que podem deixar a cidade cada vez mais bonita através da arte, está em vigor o Edital para Credenciamento de Artistas de Artes Plásticas para Composição do Banco de Dados do Projeto "A Arte é Nossa".

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 31 de dezembro, mediante formulário de credenciamento preenchido e assinado junto com a documentação necessária, que deverá ser entregue no setor de protocolo da Prefeitura de Vitória. Os interessados em se credenciar devem morar na Grande Vitória. Outras informações no telefone (27) 3132-2211.

Trabalhos anteriores

Desde 2013, o projeto "A Arte é Nossa" vem colorindo e levando a arte para diversos espaços públicos de Vitória. Confira quais são e onde estão os outros trabalhos do projeto na cidade:

  • Muro Ministério da Fazenda/ Bonde da História (Centro) – Antonio Natural e Dione Salvador (julho/ 2014): muro em arte relevo que retrata vários prédios históricos da cidade de Vitória.
  • Muro da Fábrica de Idéias (Jucutuquara) – Emílio Aceti e Centro Grafitacional (julho/ 2014): grafite baseado na proposta do espaço, que é difundir e valorizar a economia criativa.
  • Muro da Casa da Juventude (São Pedro) – Ficore (fevereiro/ 2014): desenho livre inspirado na fotografia e no olhar de cada cidadão sobre a cidade.
  • Parque da Fonte Grande (São Pedro) – Antonio Natural e Dione Salvador (fevereiro/ 2014): trabalho em arte relevo inspirado na fauna e na flora do Parque da Fonte Grande.
  • Tapume do Hidroavião (Santo Antônio) – Dione Salvador (fevereiro/ 2014): trabalho inspirado nas figuras tradicionais do samba e em seus foliões. Localizado próximo ao Sambão do Povo.
  • Tapume na praia de Camburi – Dione Salvador (dezembro/ 2013): localizado no calçadão da praia de Camburi, o desenho foi inspirado em práticas esportivas para dialogar com os cidadãos que usam o espaço para se exercitar.
  • Fafi (Centro) – Dione Salvador (novembro/ 2013): ação feita em comemoração ao dia da cultura e tendo como referência a música, o teatro e a dança.
  • Escadaria de São Benedito – Dione Salvador – (agosto/ 2013): desenho livre inspirado no mangue, que é tão presente na paisagem natural da cidade de Vitória.
Stel Miranda
Programa A Arte é Nossa
Yuri Barichivich
Muro Arte é Nossa

Voltar ao topo da página