Notícias

Mais cinco bairros vão receber carro fumacê para combater mosquitos

Publicada em 21/07/2015, às 17h00 | Atualizada em 22/07/2015, às 10h11

Por Angela Angius, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Carro Fumacê em ação nas ruas de Vitória
Fumacê realiza a aplicação espacial de inseticida nos bairros

As ações de combate aos mosquitos comuns, silvestres e da dengue seguem sendo intensificadas na capital. A Prefeitura de Vitória incluiu mais cinco bairros no itinerário do carro fumacê. Já nesta terça-feira (21), Goiabeiras e Nova Palestina receberão a aplicação de inseticida espacial no horário das 18 às 21 horas.

Nesta quarta-feira (22), Jardim Camburi, que já havia recebido aplicações no início do mês, ganhará mais uma rota do carro fumacê. Na quinta-feira (23), será a vez dos bairros Joana D’Arc e Universitário. As aplicações acontecerão à noite.

Para os bairros Jardim da Penha, Resistência, Ilha das Caieiras, Itararé, Andorinhas, Goiabeiras e República, o roteiro continua como planejado e em horários diferenciados. Veja o roteiro completo.

Planejamento

O planejamento do itinerário do carro fumacê foi feito pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) e a inclusão de novos bairros aconteceu com base nos dados de armadilhas e também dos registros do Fala Vitória 156.

Tratamento

Arquivo PMV
Mutirão contra dengue no bairro Santo André
Agentes de combate às endemias realizam visitas domiciliares para eliminar possíveis criadouros dos mosquitos

Neste mês de julho, até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) notificou 113 casos de dengue em Vitória. Número bem abaixo se comparado aos meses de maio, quando foram notificados 861 casos, e de junho, com 409 notificações.

Apesar da queda no número de casos, a orientação é focar nas medidas de prevenção, eliminando os criadouros do mosquito transmissor da doença, principalmente no interior das residências.

Os moradores também podem ajudar a prevenir a dengue. Basta adotar hábitos dentro de casa, como desentupir as calhas, tampar caixas d’água, telar ralos e secar os vasinhos de plantas.


Voltar ao topo da página