Notícias

Maio Laranja: Saúde tem ações de combate ao abuso e exploração sexual infantil

Publicada em 19/05/2023, às 16h55

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar
  • Igualdade de gênero
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Foto Divulgação
Servidoras da saúde em ação do maio laranja
Servidoras da saúde em ação do Maio Laranja (ampliar)

Vitória realiza uma série de ações em alusão ao Maio Laranja e ao Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de Maio). Como parte delas, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) têm atuado com o objetivo de chamar a atenção da população para esse tema.

Em frente à unidade de saúde de Resistência, as equipes de saúde da região uniram-se aos profissionais da Assistência Social e representantes de projetos sociais da comunidade para divulgar os diversos serviços e equipamentos municipais voltados às crianças e adolescentes.

Na tarde desta quinta-feira (18), a psicóloga Simone Altoé, a auxiliar de enfermagem Rosinere dos Santos e a técnica de enfermagem Vanusa de Assis, que atuam na Casa Rosa, participaram da ação realizada próximo ao Atlântica Parque e ao Viaduto Araceli distribuindo panfletos a respeito da data e do equipamento público.

"Na Casa Rosa, quando levantamos os dados de violência sexual de crianças e adolescentes percebemos que a maior parte é a violência sexual. Participar dessa data é uma forma de divulgar informações muito importantes no combate a esse crime. Quanto mais a população entender como essa violência acontece, mais nossa sociedade ficará alerta, e as crianças e adolescentes ficarão mais protegidos", explica Simone Altoé.

A Casa Rosa participou de diversas ações de prevenção e violência sexual contra crianças e adolescentes no mês de maio. "Estivemos nas redes intersetoriais, em praças e escolas divulgando o trabalho que desenvolvemos e também orientando sobre a prevenção de violências. A participação da Casa Rosa nos diversos espaços da sociedade contribui tanto na prevenção de casos, como também no acolhimento às possíveis vítimas, ao encorajá-las e fortalecê-las para denunciarem e buscarem todo o apoio de que precisam", explica a diretora da Casa Rosa, Clícia Dora Rocha.

Leonardo Silveira
Casa Rosa - Fachada
Casa Rosa (ampliar)

Casa Rosa

Em Vitória, os munícipes contam com a Casa Rosa, um Centro Especializado de Atenção a Saúde  da Mulher e Famílias em Situação de Violência, especialmente violência doméstica.

A Casa Rosa atua tanto na perspectiva de promoção da saúde e prevenção das violências, quanto na assistência, através do compartilhamento do cuidado com as equipes de saúde da família e demais serviços da rede  com equipe multidisciplinar composta por médico, equipe de enfermagem, assistente social , terapeuta ocupacional e psicólogo oferecendo atendimento, acompanhamento, orientação e encaminhamentos multidisciplinares direcionadas ao cuidado em saúde e proteção com vistas à ressignificação, superação e reconstrução e fortalecimento de vínculos às pessoas em situação de violência e suas famílias.

As equipes promovem o acolhimento às demandas espontâneas e aos encaminhamentos realizados pelos serviços de saúde e demais equipamentos da rede de proteção, com escuta qualificada, avaliação integral das condições gerais de saúde, orientações à família e encaminhamentos para outros serviços da rede de saúde e de proteção, dentre diversos outros serviços.

Onde fica
Rua Hermes Curry Carneiro, 360, Ilha de Santa Maria
Telefones: (27)3332-3290 e (27) 99773 5393
E-mail: casarosa@vitoria.es.gov.br
Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª feira de 08 às 17 horas


Voltar ao topo da página