Notícias
Maio Laranja: Saúde tem ações de combate ao abuso e exploração sexual infantil
Publicada em 19/05/2023, às 16h55
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Vitória realiza uma série de ações em alusão ao Maio Laranja e ao Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de Maio). Como parte delas, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) têm atuado com o objetivo de chamar a atenção da população para esse tema.
Em frente à unidade de saúde de Resistência, as equipes de saúde da região uniram-se aos profissionais da Assistência Social e representantes de projetos sociais da comunidade para divulgar os diversos serviços e equipamentos municipais voltados às crianças e adolescentes.
Na tarde desta quinta-feira (18), a psicóloga Simone Altoé, a auxiliar de enfermagem Rosinere dos Santos e a técnica de enfermagem Vanusa de Assis, que atuam na Casa Rosa, participaram da ação realizada próximo ao Atlântica Parque e ao Viaduto Araceli distribuindo panfletos a respeito da data e do equipamento público.
"Na Casa Rosa, quando levantamos os dados de violência sexual de crianças e adolescentes percebemos que a maior parte é a violência sexual. Participar dessa data é uma forma de divulgar informações muito importantes no combate a esse crime. Quanto mais a população entender como essa violência acontece, mais nossa sociedade ficará alerta, e as crianças e adolescentes ficarão mais protegidos", explica Simone Altoé.
A Casa Rosa participou de diversas ações de prevenção e violência sexual contra crianças e adolescentes no mês de maio. "Estivemos nas redes intersetoriais, em praças e escolas divulgando o trabalho que desenvolvemos e também orientando sobre a prevenção de violências. A participação da Casa Rosa nos diversos espaços da sociedade contribui tanto na prevenção de casos, como também no acolhimento às possíveis vítimas, ao encorajá-las e fortalecê-las para denunciarem e buscarem todo o apoio de que precisam", explica a diretora da Casa Rosa, Clícia Dora Rocha.
Casa Rosa
Em Vitória, os munícipes contam com a Casa Rosa, um Centro Especializado de Atenção a Saúde da Mulher e Famílias em Situação de Violência, especialmente violência doméstica.
A Casa Rosa atua tanto na perspectiva de promoção da saúde e prevenção das violências, quanto na assistência, através do compartilhamento do cuidado com as equipes de saúde da família e demais serviços da rede com equipe multidisciplinar composta por médico, equipe de enfermagem, assistente social , terapeuta ocupacional e psicólogo oferecendo atendimento, acompanhamento, orientação e encaminhamentos multidisciplinares direcionadas ao cuidado em saúde e proteção com vistas à ressignificação, superação e reconstrução e fortalecimento de vínculos às pessoas em situação de violência e suas famílias.
As equipes promovem o acolhimento às demandas espontâneas e aos encaminhamentos realizados pelos serviços de saúde e demais equipamentos da rede de proteção, com escuta qualificada, avaliação integral das condições gerais de saúde, orientações à família e encaminhamentos para outros serviços da rede de saúde e de proteção, dentre diversos outros serviços.
Onde fica
Rua Hermes Curry Carneiro, 360, Ilha de Santa Maria
Telefones: (27)3332-3290 e (27) 99773 5393
E-mail: casarosa@vitoria.es.gov.br
Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª feira de 08 às 17 horas