Notícias

Lazer e diversão: Cras Santa Martha tem ação especial para idosos

Publicada em 04/11/2024, às 15h05 | Atualizada em 04/11/2024, às 15h08

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Saúde e bem-estar
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Foto Divulgação
Cras Santa Martha tem ação especial para idosos
Idosos atendidos pelo SAD têm dia de lazer no Parque Botânico da Vale. (ampliar)

Todo dia é dia, toda hora é hora. Quem nunca ouviu ou pronunciou essa frase? E foi se apropriando dela que a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santa Martha promoveu um piquenique para comemorar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1 de outubro. A atividade coletiva recebeu o nome "Cada idade tem sua beleza" e foi realizada em um local diferenciado, acessível, com atividades lúdicas e muita diversão: o Parque Botânico da Vale.

O piquenique reuniu os munícipes acompanhados pelo Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio (SAD), junto aos seus familiares e cuidadores, além da equipe do Serviço, que assegurou metodologias participativas, de fácil compreensão, que valorizam a acolhida e a fala de todos.

Foto Divulgação
Cras Santa Martha tem ação especial para idosos
Idosos atendidos pelo SAD têm dia de lazer no Parque Botânico da Vale. (ampliar)

A coordenadora do Cras Santa Martha, Soraia Assis, contou que a proposta foi levar o grupo para conhecer o local e interagir entre si. "Muitos não saem de casa para passear há muito tempo", disse ela. Soraia ainda explicou que a escolha do local, o cardápio e as dinâmicas foram pensadas levando em conta as particularidades da idade e/ou deficiências dos assistidos. "Tudo para que eles pudessem ter contato com a natureza e conversar sobre os direitos da pessoa idosa e também sobre os seus sonhos e, como fazer para realizá-los, independente da idade", destacou ela.

A secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, aponta o trabalho social com famílias e territórios dos Cras junto as famílias atendidas pelo SAD destacando a importância da socialização como forma de preservar as memórias e favorecer o direito a cidade de toda pessoa idosa. "Toda ação que corrobora para promoção dos direitos da pessoa idosa, melhoria da vida deles, das suas famílias e comunidades são necessárias. Esse é o papel e a função da Assistência Social contribuir para a proteção contra qualquer forma de violência ou abuso", disse a secretária.


Voltar ao topo da página