Notícias
Iole de Freitas visita Casa Porto e se encanta com 1º Salão de Fotografia
Publicada em 20/11/2015, às 16h09
Por Paula Falcão, com edição de Matheus Thebaldi

Esta semana, a Casa Porto das Artes Plásticas recebeu uma visita ilustre. A artista plástica Iole de Freitas se encantou com as obras do 1º Salão Capixaba de Fotografia, que reúne o trabalho de 43 profissionais em um panorama da fotografia produzida no Estado.
Iole veio a Vitória para participar do projeto “Poéticas da Tridimensionalidade”, do Instituto Sincades, e teve a oportunidade de visitar a mostra, que fica em cartaz até o dia 5 de janeiro de 2016 no espaço cultural, localizado no Centro.
Acompanhada da artista plástica capixaba Kyria Oliveira, Iole destacou a importância da existência de espaços culturais na cidade e afirmou que, hoje, a juventude artística tem mais oportunidade de mostrar seu trabalho, devido ao aumento de galerias, museus e espaços culturais no Brasil. Iole também enfatizou os desafios que os espaços culturais têm, principalmente, quanto às necessidades de pensar a formação de público e a relação dos visitantes com o próprio espaço.
"Estamos sempre pensando em estratégias para trazer diferentes públicos para a Casa Porto. Buscamos interligar ações de vários setores artísticos, como teatro, música e literatura, a fim de atrair públicos distintos para eventos que vão além de exposições de arte", explicou a coordenadora da Casa Porto, Kênia Lyra.
Iole de Freitas
Iole de Freitas é uma artista plástica brasileira que atua no campo da arte contemporânea. Iniciou sua carreira nos anos 70 e, em suas obras, utiliza materiais diversos, como madeira, tubos de aço inox, telas de metal, policarbonato, pedra, entre outros. Entre 1987 e 1989, foi diretora do Instituto Nacional de Artes Plásticas da Funart. Atualmente, é professora na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Casa Porto das Artes Plásticas
A Casa Porto das Artes Plásticas vem estabelecendo uma série de parcerias e se reafirmando cada vez mais como um espaço de referência para as artes visuais e contemporâneas no Estado.
Somente em 2015, o espaço recebeu a exposição “O Caminho do Meio”, de Hélio Coelho, uma mostra internacional de gravura com artistas de várias partes do mundo, e a 11ª edição do Vitória em Arte, coletiva que apresenta um panorama da arte contemporânea, da cultura popular e das intervenções urbanas através do trabalho de 86 artistas que produzem no Espírito Santo.
Além disto, o espaço também serve de sede para trabalhos de arte-educação e diálogo com outras formas artísticas, como o Mercado do Vinil, que aproxima a música e as artes plásticas, por meio de apresentações musicais.
Serviço
1º Salão Capixaba de Fotografia
Visitação: até 5 de janeiro de 2016, de terça a sexta, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 10 às 14 horas
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas - praça Manoel Silvino Monjardim, nº 66, Centro de Vitória
Aberto ao público