Notícias

Guarda-corpo instalado em Camburi melhora segurança dos motoristas

Publicada em 18/11/2021, às 18h05

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Cidades e comunidades sustentáveis

Foto Divulgação
Guarda-corpo na avenida Dante Michelini
Foto Divulgação
Guarda-corpo na avenida Dante Michelini

Para oferecer mais segurança aos condutores que trafegam pelas ruas de Vitória, um guarda-corpo foi instalado na saída da avenida Dante Michelini, na Praia de Camburi, em direção à avenida Saturnino de Brito, na Praia do Canto.

A estrutura metálica, afixada pelos técnicos da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran), possui 100 metros de comprimento, 60 centímetros de altura e pesa mais de seis mil toneladas.

O guarda-corpo é um dispositivo de segurança para proteger a vida das pessoas quando motoristas perdem o controle dos veículos, o que pode ser provocado por inúmeros motivos.

"A proteção absorve e desacelera os veículos no caso de impacto, diminuindo ou eliminando o risco de danos maiores aos usuários das vias”, destacou o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana Vitória, Alex Mariano.

Limites

Segundo Mariano, o local é um ponto bem movimentado onde há incidência de motoristas que não respeitam os limites de velocidade, e que perdem a direção por ser uma curva acentuada ou mesmo por distração.

“Preventivamente, optamos por colocar este guarda-corpo como forma também de alerta para o perigo e a necessidade da manutenção de velocidade compatível à via, como forma de se evitar acidentes que podem ser muito graves”, destacou o gestor.

O guarda-corpo serve, ainda, para promover a desaceleração do veículo durante o impacto, absorve a energia dos veículos desgovernados, mantendo a sua trajetória paralela a pista e pode, também, evitar capotamentos e mortes.

Foto Divulgação
Guarda-corpo na avenida Dante Michelini
Foto Divulgação
Guarda-corpo na avenida Dante Michelini

Voltar ao topo da página